Topo

Frank Zappa vira holograma e sai em turnê a partir de abril

O músico e compositor norte-americano Frank Zappa durante show em Estocolmo, na Suécia, em setembro de 1974 - AFP
O músico e compositor norte-americano Frank Zappa durante show em Estocolmo, na Suécia, em setembro de 1974 Imagem: AFP

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 13h44

"O Bizarro Mundo de Frank Zappa." É com esse nome que será lançada a turnê que contará com o holograma de um dos músicos mais excêntricos do rock como atração principal. A imagem de Zappa vai viajar por Estados Unidos e Europa, recriando a partir de abril um pouco do que foi a carreira do norte-americano, morto em 1993.

A mesma empresa que criou o holograma de Ronnie James Dio, que deve ter uma turnê mundial em 2019, foi a responsável por montar o show de Zappa. A iniciativa tem apoio de Ahmet, filho de Zappa, e contará com velhos conhecidos no palco: Ray White, Mike Keneally, Scott Thunes, Robert Martin e Joe ?Vaultmeister? Travers estão confirmados.

Ahmet afirma que hologramas eram um tema do gosto do pai. ?Nós falávamos sobre holografia e 3D, eram conceitos que ele gostava muito. Ele na verdade separou metade de um capítulo de seu livro ?The Real Frank Zappa Book? para este assunto. [Essa turnê] é uma carta de amor e uma celebração para o gênio artista que foi Frank Zappa. Me sinto encerrando algo que meu pai começou anos atrás.

Pôster da turnê de Frank Zappa - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta. A turnê começa no estado de Nova York, nos EUA, em 19 de abril, e continua por mais de duas dezenas de apresentações, incluindo Reino Unido, Bélgica e Espanha.

Além da turnê, Zappa será celebrado com o lançamento de uma edição de 40 anos de aniversário de ?Zappa in New York?, álbum duplo marcante em sua carreira. O box terá mais de 3 horas de material ao vivo inédito e estará disponível a partir de 29 de março.

Veja como é o holograma de Dio:

Confira as datas da turnê divulgadas até aqui:

19/4 Port Chester, NY (EUA)
20/4 Rochester, NY (EUA)
22/4 Red Bank, NJ (EUA)
24/4 Long Island, NY (EUA)
26/4 Boston, MA (EUA)
28/4 Albany, NY (EUA)
1/5 Wilkes Barre, PA (EUA)
2/5 Collingswood, NJ (EUA)
3/5 Baltimore, MD (EUA)
9/5 Edinburgh (ING)
11/5 Gateshead (ING)
12/5 Manchester (ING)
13/5 Birmingham (ING) 
14/5 Londres (ING)
16/5 Ostend (BEL)
17/5 Amsterdã (HOL)
11 a 14/7 Catalunha (ESP)