Topo

Chefão da Disney vem ao Brasil para fechar acordo da Fox e sai de mãos abanando

Walt Disney Studios compra 21st Century Fox - Divulgação
Walt Disney Studios compra 21st Century Fox Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 22h05

Bob Iger, chefão da Disney, veio ao Brasil dar mais um passo na tentativa de fechar o acordo de compra da 21st Century Fox, mas, de acordo com o site Bloomberg, saiu de mãos abanando.

O valor total da proposta é de US$ 71,3 bilhões e o principal problema da empresa do Mickey com o Brasil é por causa dos canais de esportes.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) está preocupado com a possibilidade de a Disney ficar responsável tanto pela ESPN quanto pela Fox Sports. 

Neste cenário, a empresa teria um aumento significativo da concentração do mercado esportivo via canais por assinatura no país, tendo vantagem sobre a concorrência.

Data limite

Segundo a Bloomberg, o Cade ainda não decidiu quando vai anunciar sua decisão. A data legal para a resposta é até 17 de março.

O conselho sugere à Disney duas opções: vender um dos canais ou juntar as emissoras. Caso a situação não seja discutida em uma nova reunião no dia 27 de fevereiro, é possível que a data final seja prorrogada.

A Disney enfrenta situação parecida no México e chegou a vender 22 canais regionais esportivos da Fox por ordem do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.