Topo

AC/DC: O que já sabemos sobre o "misterioso" novo disco da banda

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

09/02/2019 04h00

Com milhões fãs no mundo ávidos por notícias ou qualquer informação relacionada à banda, o AC/DC está desde o ano em uma missão "secreta": produzir um novo álbum de estúdio sem que ninguém saiba que isso está acontecendo nem quais músicos estão envolvidos no projeto.

Naturalmente, em tempos de informação em tempo real, a tarefa é praticamente inviável. Várias informações vêm sendo vazadas nos últimos meses via imprensa e já possível montar um quebra-cabeça sólido sobre o que está por vir. Atualmente, a banda tem uma ideia fixa: renascer.

Entenda abaixo como isso pode ocorrer.

Contexto

Desde o último disco de estúdio, "Rock or Bust" (2014), o AC/DC passou por um momento delicadíssimo. Pouco antes do lançamento, o guitarrista e cofundador Malcolm Young precisou deixar o grupo após ser diagnosticado com Alzheimer e demência. Sua saúde acabou se deteriorando e ele morreu três anos depois, aos 64 anos.

Na mesma época, o baterista Phil Rudd abandonou o barco acusado na Justiça de agressão e posse de drogas. Em 2016, foi a vez do vocalista Brian Johnson debandar devido a sérios problemas de audição, sendo seguido pelo baixista Cliff Williams. O líder Angus Young, no entanto, jamais cogitou aposentar o grupo.

10.abr.2015 - AC/DC encerra a primeira noite de shows do festival Colcheia, na Califórnia - Lucy Nicholson/Reuters - Lucy Nicholson/Reuters
AC/DC encerra a primeira noite de shows do festival Coachella de 2015
Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Quem está no novo disco?

Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, o disco começou a ser gravado em meados de 2018 em Vancouver, no Canadá. As sessões teriam terminado recentemente. A novidade é que Brian Johnson, flagrado em uma foto no lado de fora do estúdio, deve voltar ao posto de vocalista.

O baterista Phil Rudd também deve retornar. Só não se sabe em quantas faixas ele tocará. Especula-se que o álbum reúna integrantes do passado, incluindo o baixista Cliff Williams. Cabe lembrar: o núcleo oficial da banda é hoje formado por Angus Young (guitarra solo), Chris Slade (bateria) e Stevie Young (guitarra).

Quando será lançado? Tem título?

Não há data oficial de lançamento, mas o álbum deveria ter sido lançado até o início deste ano, conforme indicavam as primeiras notícias. A nova previsão é até o fim de 2019. O título permanece uma incógnita.

Como será o disco?

A sonoridade do rock do AC/DC é uma instituição imutável. O que haverá de diferente então: o primeiro disco lançado após a morte de Malcolm Young deve ser lançado como uma grande homenagem ao músico --não exatamente pelas letras, mas pelas composições.

Segundo a imprensa estrangeira, faixas compostas por ele no início dos anos 2000 foram retrabalhadas, preservando trechos de seus arranjos. Isso explica, por sinal, o fato de a banda ter voltado a trabalhar com Brian Jonhson e Phil Rudd.

AC/DC se apresenta pela primeira vez com Axl Rose em show na cidade de Lisboa, Portugal - AFP - AFP
AC/DC se apresenta pela primeira vez com Axl Rose em show na cidade de Lisboa, Portugal
Imagem: AFP

E a turnê?

Não está excluída a possibilidade de Axl Rose participar do álbum, seja cantando em algumas faixas ou atuando na produção/composição. Mas por quê? A princípio, a banda planeja uma nova turnê, mas a participação do vocalista Brian Johnson é incerta. A recomendação é que ele evite ao máximo a exposição ao alto volume dos shows.

Há duas opções: não tocar ou convidar novamente Axl Rose, homem de confiança da banda. Na Rock or Bust World Tour, mesmo com uma lesão no pé, ele fez questão de honrar compromisso e cantou sentado, o que lhe rendeu pontos importantes com Angus Young.

Eles virão ao Brasil?

Se a turnê de fato rolar, tudo dependerá do tamanho do giro. A última tour, por exemplo, teve 88 datas e não viajou à América do Sul. A disponibilidade dos músicos também influencia na decisão. Axl, por exemplo, precisa conciliar o trabalho no Guns N' Roses.

Mas atenção: a chance de vermos os músicos novamente é razoável. O AC/DC já passou três vezes pelo Brasil: em 1985, no primeiro Rock in Rio, e em 1996 e em 2009. A julgar pelo intervalo médio de cerca de 10 anos, os fãs podem se animar.