Topo

Diretor de "Vingança a Sangue Frio" fala sobre Liam Neeson: "Ele não é racista"

O ator Liam Neeson - Geoff Robins / AFP
O ator Liam Neeson Imagem: Geoff Robins / AFP

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

08/02/2019 15h38

Hans Petter Moland, diretor de "Vingança a Sangue Frio", falou pela primeira vez sobre a polêmica recente com Liam Neeson, que nesta semana virou alvo de críticas por falar que já pensou em "matar um homem negro" após uma pessoa próxima a ele ter sido estuprada.

"Eu sei que Liam não é racista. Pelp que posso falar sobre a minha experiência, ele é extremamente honesto ", disse Moland ao THR

A declaração do ator de 66 anos que movimentou Hollywood aconteceu durante uma entrevistas na segunda-feira (4) para promover "Vingança a Sangue Frio", seu novo épico de ação em que interpreta um homem buscando vingança pela morte de seu filho.

Neeson refletiu sobre seu próprio relacionamento com a vingança."Eu espero que você nunca tenha alguém muito próximo a você ferido em circunstâncias criminosas", comentou Neeson para o Independent, dizendo que "conseguia entender" o instinto de vingança de seu personagem.

O ator contou que, certa vez, voltou para sua casa em Londres (no Reino Unido) após uma viagem e descobriu que uma de suas melhores amigas havia sido estuprada.

"Ela lidou com tudo de forma extraordinária, foi muito forte", comentou. "Mas minha reação imediata foi... Eu perguntei se ela sabia quem foi, e ela disse que não. Perguntei se era alguém branco ou negro, e ela disse negro", continuou Neeson.

"Eu fui para a rua com um cassetete, esperando que alguém me abordasse. Eu sinto vergonha de dizer isso hoje em dia. Eu fiquei andando pela rua todas as noites por uma ou duas semanas, esperando que algum negro viesse para cima de mim ou algo assim. Para que eu pudesse... mata-lo", completou.

Após as declarações, o ator de 66 anos negou ao programa "Good Morning America", da emissora americana ABC, ter preconceito: "Não sou racista". Ele explicou que "nunca tinha experimentado esse sentimento antes". "Foi um impulso primitivo de atacar alguém".