Topo

Woody Allen processa Amazon por desistir de filme após acusação de abuso

Woody Allen - Reprodução/
Woody Allen Imagem: Reprodução/

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

07/02/2019 15h14

Woody Allen quer US$ 68 milhões da Amazon após o estúdio desistir de lançar o seu próximo filme, "A Rainy Day in New York", quando ele já estava filmado e editado. O cineasta entrou com processo nesta quinta-feira (7), segundo o "TMZ".

Os advogados de Allen alegam que a Amazon informou o diretor, em junho de 2018, que não lançaria mais o drama estrelado por Timothée Chalamet ("Me Chame Pelo Seu Nome"), Elle Fanning ("Malévola") e a cantora Selena Gomez.

Allen diz que cobrou explicações da Amazon sobre o cancelamento da estreia, e que o estúdio respondeu que os motivos para a quebra de contrato incluíam "o retorno à tona de acusações de abuso sexual" e "declarações polêmicas" feitas pelo diretor.

O cineasta foi acusado de abusar sexualmente de sua afilhada, Dylan Farrow, em 1992. Após investigação, o juiz do caso concluiu que não havia evidências o suficiente para condenar Allen, mas negou a guarda de qualquer um dos filhos ao diretor.

A partir de 2014, quando Allen recebeu o prêmio honorário Cecil B. DeMille Award no Globo de Ouro, as acusações voltaram à tona com uma carta aberta publicada por Dylan, reafirmando seu relato inicial.

O contrato de Allen com a Amazon foi assinado em 2014, e o estúdio já havia lançado dois de seus filmes anteriores, "Café Society" e "Roda Gigante", além da minissérie "Crisis in Six Scenes".