Topo

Como o "Kondzilla da Índia" deve bater PewDiePie e virar o maior do YouTube

Reprodução
Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

06/02/2019 04h00

Desde dezembro de 2013, Felix Kjellberg tem sido o rei do YouTube sob a alcunha PewDiePie. Em um ritmo crescente que nunca parou, o sueco hoje segue reinando com seus 84,1 milhões de inscritos, mas tem sido seguido de perto pelo canal T-Series, que hoje está mais perto do que nunca de roubar o trono do gamer de 29 anos.

A produtora bateu também a marca dos 84 milhões de seguidores e é a principal vitrine da música popular indiana, sendo uma espécie de catalisadora do gênero dando visualização para os seus artistas através de sua plataforma. O funcionamento da produtora/gravadora é similar ao que Kondzilla faz com seus vídeos e artistas de funk no Brasil.

Nos últimos meses, o canal indiano teve um crescimento exponencial em todas suas métricas. Em questão de visualizações, eles já deixaram PewDiePie na poeira: são 60 bilhões contra 20 bilhões de views em números absolutos. Uma campanha envolvendo diversos youtubers e influenciadores de todo o mundo tem feito o canal do sueco seguir crescendo, mas a distância entre o número de inscritos entre eles é pequena e é muito possível que os indianos em breve assumam a liderança deste ranking.

Vale lembrar que o único canal com mais inscritos do que ambos é o Music do YouTube, com 104 milhões, mas se trata de um produto interno da plataforma e não um canal de uma pessoa física ou empresa.

O que é a T-Series?

A empresa foi estabelecida em 11 de julho de 1983 em Nova Delhi, na Índia. Seu fundador foi Gulshan Kumar, que vendia suco nas ruas do bairro de Daryaganj e assumiu um modesto negócio de família: uma loja de discos e fitas cassete, o que seria o estopim para seu império musical nos anos seguintes. Gulshan foi assassinado em 1997 após ser perseguido pela máfia local e não viu como seu selo musical se transformaria também em uma potência digital no YouTube. Hoje, a empresa, uma gravadora e produtora, é comandada por seu irmão, Krishan, e seu filho, Bhushan. 

Bhushan Kumar - Waseem Gashroo/Hindustan Times via Getty Images - Waseem Gashroo/Hindustan Times via Getty Images
Bhushan Kumar, um dos diretores da T-Series
Imagem: Waseem Gashroo/Hindustan Times via Getty Images

A entrada no mundo dos vídeos da gravadora foi em 13 de março de 2006, mas seus primeiros uploads de vídeos aconteceram em 2010. Além dos clipes, havia um investimento também em trailers de filmes de Bollywood.

O crescimento exponencial do canal da T-Series tem uma explicação lógica: o número de usuários de internet na Índia. De acordo com a Newsweek, com uma população 1,3 bilhão de pessoas, o país tem aumentado rapidamente o número de usuários de internet. Em dezembro de 2017, a Índia tinha 462 milhões de usuários online. Mesmo com esses dados desatualizados podemos ter a dimensão deste alcance.

Briga de gente grande

É verdade que o canal T-Series não tem feito uma campanha tão intensa quanto os seguidores de PewDiePie, que estão loucos para permanecer no topo deste ranking.

A verdade é que é uma competição desigual. T-Series é uma rede que conta com 29 outros canais e tem uma produção intensa: eles chegam a publicar seis vídeos por diariamente. Embora seja o maior youtuber do mundo e também conte com uma equipe, PewDiePie segue como um autor solo e sua produção de conteúdo ainda é muito menor.

A popularização dos smartphones e um crescimento intenso do YouTube no país -- são 225 milhões de usuários na plataforma, segundo números divulgados pelo Google no ano passado -- tem feito despertar novos fenômenos online na Índia como o T-Series, que está em vias de se tornar o maior canal do YouTube do mundo.

Os mais vistos

É óbvio que os números do T-Series são impressionantes. Enquanto o vídeo mais visto de PewDiePie -- justamente uma música que zoa o T-Series, "Bitch Lasagna" -- tem 120 milhões de views, o canal indiano ostenta seus três vídeos mais vistos acima dos 500 milhões de visualizações.

Guru Randhawa - "Lahore" - 665 milhões de views 

Guru Randhawa - "High Rated Gabru" - 612 milhões de views

Varun, Alia, Tanishk, Neha, Monali, Ikka - "Badrinath Ki Dulhania" - 508 milhões de views

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi publicado, T-Series e PewDiePie têm 60 e 20 bilhões de views, respectivamente, e não milhões. O erro foi corrigido.