Topo

BAFTA retira nome do diretor Bryan Singer de indicação de "Bohemian Rhapsody"

O cineasta Bryan Singer  - Jason LaVeris/FilmMagic
O cineasta Bryan Singer Imagem: Jason LaVeris/FilmMagic

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

06/02/2019 16h52

A organização do BAFTA Awards esnobou Bryan Singer, apesar de "Bohemian Rhapsody" ter sido indicado a sete categorias.

Após as recentes acusações de que o cineasta teria feito sexo com menores de idade, o diretor foi removido da única indicação pela qual ele foi mencionado, a de melhor filme britânico.

"Em vista das recentes e sérias alegações, o BAFTA informou a Bryan Singer que sua nomeação para o Bohemian Rhapsody foi suspensa, com efeito imediato", disse o BAFTA em um comunicado, acrescentando que os nomes do produtor Graham King e do escritor Anthony McCarten permanecem.

"O BAFTA considera o comportamento completamente inaceitável e incompatível com seus valores. A organização observa a recusa do Sr. Singer sobre as alegações. A suspensão de sua nomeação permanecerá em vigor até que as alegações tenham sido resolvidas", acrescentou.

"Bohemian Rhapsody" ainda foi indicado a melhor filme (neste caso apenas os produtores foram nomeados), melhor ator (Rami Malek), direção de fotografia, edição, maquiagem e trilha sonora.

Singer foi demitido de "Bohemian Rhapsody", graças a atrasos e conflitos com a equipe, duas semanas antes do término das filmagens. Embora tenha sido substituído por Dexter Fletcher ("Voando Alto"), Singer ficou com o crédito final de direção e ainda pode ganhar US$ 40 milhões pelo projeto.

Entenda o caso

O cineasta Bryan Singer vem enfrentando quatro novas acusações de sexo com menores de idade, publicadas nesta quarta-feira (23) em um artigo do "The Atlantic". A matéria traz o nome de apenas um dos acusadores, Victor Valdovinos.

Valdovinos diz ter trabalhado como figurante no filme "O Aprendiz", dirigido por Singer em 1998. Segundo ele, o cineasta apalpou seus órgãos genitais em um momento das filmagens - o rapaz tinha 15 anos na época.

Os outros três acusadores são identificados por pseudônimos: um deles, Andy, diz que também tinha 15 anos quando fez sexo com Singer; outro, Eric, comenta que tinha 17 quando começou um caso com o cineasta, que na época tinha 31 anos de idade; o terceiro homem, Ben, diz que fez sexo oral em Singer quando tinha "17 ou 18 anos".

"Ele enfiava as mãos nas calças das pessoas e apalpava, sem consentimento", conta o último acusador sobre sua experiência com o cineasta. "Ele era predatório no sentido que dava álcool e drogas para as pessoas, e então fazia sexo com elas".

Singer respondeu ao artigo através de seu advogado, Andrew Bettler, que negou todas as acusações. A matéria foi publicada um dia depois do último filme de Singer, "Bohemian Rhapsody", ser indicado a cinco Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator (Rami Malek) - veja a lista completa.

Singer tem um histórico de acusações de assédio e abuso sexual envolvendo menores de idade. Em 2014, Michael Egan processou o cineasta, denunciando que ele teria o estuprado "diversas vezes" durante uma viagem ao Havaí - a acusação foi retirada mais tarde.

Já em 2017, Cesar Sanchez-Guzman processou o cineasta por tê-lo estuprado em 2003, durante uma festa em um iate. A ação ainda tramita na justiça americana.