Topo

Jussie Smollett aparece pela 1ª vez após agressão e brinca: "Sou o Tupac gay"

Ator Jussie Smollett, da série "Empire", foi hospitalizado após sofrer ataque homofóbico - REUTERS/Danny Moloshok/File Photo ORG XMIT: FW1
Ator Jussie Smollett, da série "Empire", foi hospitalizado após sofrer ataque homofóbico Imagem: REUTERS/Danny Moloshok/File Photo ORG XMIT: FW1

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

03/02/2019 18h25

Jussie Smollett, cantor e ator da série "Empire", fez um discurso poderoso em sua primeira aparição pública após sofrer um ataque homofóbico - e ainda brincou referindo-se a si mesmo como o "Tupac gay".

O artista de 36 anos subiu ao palco de seu show em Los Angeles, marcado antes do incidente, e assegurou ao público que estava bem.

"Ainda não estou totalmente recuperado, mas vou me recuperar e me manter firme com vocês", disse ele. "Eu tinha que estar aqui hoje. Não podia deixar aqueles filhos da p*** vencerem. Eu sempre vou lutar pelo amor, e espero que vocês lutem comigo".

Smollett então contou que não facilitou para os agressores: "Acima de tudo, eu briguei de volta. Eu sou o Tupac gay".

Antes de o ator e cantor subir ao palco, seus irmãos Jurnee, Jazz, Jake, Jocqui e Joel apareceram para homenageá-lo. Joel, o mais velho, revelou que havia pedido ao irmão para não se apresentar. "Eu queria sinceramente que ele ficasse fora dos holofotes até se recupear. Mas após muito debate, muita discussão e muitas lágrimas, minha família e eu percebemos que esta noite é parte importante da recuperação de Jussie. Ele é um lutador desde pequeno. Ele enfrentou os agressores dele e continua a lutar".

"Jussie é um verdadeiro artista, é como ele respira", continuou Joel. "Mas acima de tudo, ele é a epítome do amor. Então, em nome da família Smollett, estamos muito orgulhosos do nosso irmão hoje e estamos aqui com vocês hoje para dar a ele confiança e apoio enquanto ele compartilha sua música, sua alma e seu amor para tornar este mundo um lugar melhor e não se curvar ao ódio".

A agressão

Jussie Smollett foi agredido na última terça-feira, na cidade de Chicago, por homens que utilizaram insultos homofóbicos e racistas. Além de interpretar um personagem LGBTQ+ na série "Empire", que atualmente exibe sua quinta temporada, Smollett se assumiu gay publicamente em 2015, em entrevista a Ellen DeGeneres.

O ator acabou tendo as costelas fraturadas no ataque. Os agressores ainda teriam jogado alvejante em cima dele e colocado uma corda ao redor do seu pescoço antes de deixarem o local. Smollett foi hospitalizado, e a polícia de Chicago abriu uma investigação para apurar o caso. 

Na sexta, Smollett se pronunciou pela primeira vez após a agressão. "Deixa eu começar dizendo que estou bem. Meu corpo está forte, mas minha alma está mais forte ainda. Mais importante, eu preciso dizer obrigado. A quantidade de amor e apoio que eu tenho recebido significa mais para mim do que eu poderei expressar", escreveu Smollett em um comunicado divulgado à imprensa.