Topo

O que Putin e Maduro estão fazendo em um vídeo de synthpop dos anos 80?

Os integrantes do grupo soviético Alliance - Reprodução
Os integrantes do grupo soviético Alliance
Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/02/2019 13h30

Só faltava esta. Internautas estão tramando uma hilária teoria da conspiração que coloca ainda mais em xeque a polêmica relação diplomática entre a Rússia de Vladmir Putin e a Venezuela Nicolás Maduro. Eles seriam, na verdade, parceiros musicais e estariam mancomunados há décadas contra o imperalismo norte-americano. Sua principal arma? O synthpop.

E se está na internet...

Brincadeiras à parte, essa história começou quando um vídeo de 1987 de um grupo soviético chamado Alliance começou a circular novamente na internet por, supostamente, mostrar ao mundo uma improvável parceria pop entre os chefes de estado.

A semelhança entre dois dos integrantes do quarteto, que aparecem em destaque nas imagens, foi notada na internet e repercutida pelo site russo Russia Today. No registro, o grupo executa a faixa "Na Zare (At Dawn)", em playback, durante um programa de TV da extinta União Soviética.

Mais solene, "Putin", o vocalista, está de farda e franja, ao estilo da banda A Flock Of Seagulls, enquanto "Maduro", de bigode, óculos retro futurista e camisa new wave, quase não consegue se segurar ao comando do sintetizador.

Desde que a piada começou a render, o vídeo ganhou milhares de visualizações no YouTube e passou a ser repostado por vários internautas no Twitter. Os comentários convergem um ponto em comum: Putin e Maduro, na verdade, se conheciam há mais tempo do que imaginávamos.

"Putin e Maduro de volta aos anos 1980", escreveu um internauta. "O que você está fazendo, Maduro, tocando piano?", indagou outro. "Maduro e Putin se defendem porque eles têm um passado secreto em comum. Eles era parte do Alliance, uma banda pop da União Soviética dos anos 1980", concluiu um terceiro.

Apenas para esclarecer, caso você ainda esteja na dúvida. Nada disso é real. O vocalista em questão se chama Zhuravlev e o tecladista empolgadão, Oleg Parastaev. Foi ele, por sinal, que postou o vídeo no YouTube em março de 2018.

Achou parecido?