Topo

"Você": O que esperar da segunda temporada da série da Netflix

Penn Badgley, o Joe Goldberg, em cena da primeira temporada da série "Você" - Divulgação/Netflix
Penn Badgley, o Joe Goldberg, em cena da primeira temporada da série "Você" Imagem: Divulgação/Netflix

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

30/01/2019 04h00

Atenção: o texto tem spoilers da 1ª temporada de "Você", inclusive seu desfecho.

"Você", série da Netflix que já foi vista por mais de 40 milhões de assinantes da plataforma em seu primeiro mês no ar, tem uma segunda temporada garantida. Ainda não há uma estreia confirmada, mas tudo indica que os novos episódios saiam ainda em 2019.

Na primeira temporada, "Você" acompanha o perseguidor e funcionário de livraria Joe Godlberg (Penn Badgley) e sua obsessão pela aspirante a escritora Guinevere Beck (Elizabeth Lail). A história é baseada no romance homônimo da escritora Caroline Kepnes, que trabalhou lado a lado com os roteiristas da série.

A segunda temporada é baseada na continuação de "You", o livro "Hidden Bodies" (corpos escondidos, em tradução livre). Os roteiristas, porém, devem ter mais dificuldade na adaptação, já que personagens que não existiam no primeiro livro --como Paco (Luca Padovan) e Ron (Daniel Cosgrove)-- ganharam destaque na série. O desfecho do primeiro livro e da série também tem uma importante diferença.

Em entrevista à revista "Vanity Fair", Sera Gamble, produtora e co-criadora de "Você", admitiu que os roteiristas terão mais trabalho para adaptar o segundo livro de Caroline Kepnes, ainda inédito no Brasil. "Mas tem muita coisa boa do livro que vamos aproveitar, começando pelo fato de que vai se passar em Los Angeles."

De Nova York para Los Angeles

Penn Badgley - Divulgação - Divulgação
Penn Badgley, o Joe Goldberg, protagonista da série "Você"
Imagem: Divulgação

Como Sera Gamble adiantou, a segunda temporada deixa Nova York e se passa em Los Angeles, na Califórnia. Mas, no livro, isso só acontece depois que Joe se apaixona novamente e é roubado por sua nova namorada. Baseado no desfecho da última temporada, é provável que Joe queira fugir para a Califórnia por outros motivos além de perseguir a mulher que o roubou. Se no livro ele se encanta pela desconhecida Amy, a série criou uma reviravolta com o retorno da ex-namorada Candace (Ambyr Childers). A história dela deve ser mais explorada e dar o tom à próxima temporada.

A importância de Paco

Joe Goldberg (Penn Badgley) e Paco (Luca Padovan) em cena da série "Você" - Divulgação - Divulgação
Joe Goldberg (Penn Badgley) e Paco (Luca Padovan) em cena da série "Você"
Imagem: Divulgação

Apesar de não existir no livro, o menino Paco é uma espécie de alter-ego de Joe, como explica Sera Gamble à "Entertainment Weekly". "Foi sugestão de Greg [Berlanti, produtor executivo] trazer um menino para a história para que pudéssemos ver um lado mais honesto e vulnerável de Joe." 

Além do amor pela leitura compartilhado com Joe, Paco testemunha e sofre com a relação abusiva da mãe, Claudia (Victoria Cartagena), com o namorado Ron. Cansado da situação, ele ganha ajuda de Joe para tirar o homem do caminho da família. E, quando o plano é concretizado, se muda com a mãe para a Califórnia, outra pista do destino da segunda temporada. Ainda que de uma forma diferente, Paco e Claudia também são alvos da obsessão doentia de Joe, e nada o impede de ir atrás novamente dos antigos vizinhos. Além disso, não podemos esquecer que a criança guarda importantes segredos do protagonista. 

Tramas aprofundadas

Mesmo debaixo da terra, o vizinho abusador Ron carrega elementos para seguir atormentando a vida de Joe. O sumiço de um ex-investigador da polícia certamente será notado em algum momento. Ele é também um importante elo entre Joe e Paco, que está na Califórnia. Outra trama que deve se desenvolver durante a segunda temporada é a do detetive particular contratado pela família de Peach Salinger (Shay Mitchell) para ficar na cola de Joe. Além disso, é bem provável que Dr. Nicky (John Stamos) ligue os pontos entre seus ex-pacientes no tempo que passará na cadeia e pleiteie sua liberdade em algum momento.

Evidência perturbadora

Com base no livro "Hidden Bodies", Joe foge para Los Angeles para recomeçar sua vida. Mas uma das evidências que deixou no cenário de um dos crimes que cometeu não permite que ele viva tão tranquilo. No caso da série, um pote com urina pode colocá-lo na cena da morte de Peach, que apesar de ter sido declarada como suicídio segue sendo investigada particularmente pela poderosa família de elite. O porão da livraria de Nova York onde ele trabalha e quase tudo de pior acontece na primeira temporada também é um prato cheio caso a polícia esteja em busca de evidências para crimes não solucionados.

Beck vai voltar?

Elizabeth Lail - Divulgação - Divulgação
Elizabeth Lail, a Guinevere Beck em cena da primeira temporada de "Você"
Imagem: Divulgação

Apesar de conduzir a conclusão da primeira temporada, a morte de Beck deixa algumas dúvidas. A forma como ela foi morta não fica clara. Uma escavação encontra um corpo, mas não fica claro se é mesmo o de Beck. E Candace, que supostamente estaria morta, reaparece na cena final do último episódio. São várias as teorias que podem trazer a personagem de volta à série, mas esse não deve ser o foco da continuação de "Você".

Já a atriz Elizabeth Lail pode sim ser convocada a gravar cenas de flashback ou algo parecido para a primeira temporada. Outra personagem feminina que pode atormentar Joe nos próximos episódios é Karen (Natalie Paul), que terminou o namoro com ele bastante desconfiada.