Topo

Lady Gaga diz que viu Kesha traumatizada e seminua em quarto dos fundos de Dr. Luke

Lady Gaga - Reprodução/Twitter/ladygaga
Lady Gaga Imagem: Reprodução/Twitter/ladygaga

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

30/01/2019 13h17

O depoimento prestado por Lady Gaga durante a batalha judicial entre Kesha e o produtor Dr. Luke, em 2017, foi revelado publicamente nesta quarta-feira (30). Em um trecho reproduzido pelo "The Blast" e pela "Variety", a cantora defende Kesha e se irrita com o advogado do produtor.

A revelação mais explosiva do depoimento é que Gaga diz ter conhecido Kesha pela primeira vez em um "quarto dos fundos" na casa de Dr. Luke. Segundo a cantora, Kesha estava usando apenas roupas de baixo e parecia traumatizada.

"O que eu me lembro é da imensa tristeza, depressão e medo que ela sentia", comentou a cantora. "Ela estava visivelmente diferente da imagem que eu tinha dela antes de conhecê-la. Eu não posso dizer especificamente sobre o que conversamos, eu só me lembro que foi muito emocional e eu quis apoiá-la".

Como o representante de Gaga deixou claro, a cantora deu o depoimento em um estado emocional frágil, pois o caso de Kesha havia despertado memórias de sua própria experiência com assédio sexual. "Quero que o registro dessa audiência reflita que ela está chorando neste momento", disse o advogado em certo ponto.

Kesha - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A cantora Kesha
Imagem: Reprodução/Facebook

Kesha veio a público com as suas acusações de abuso sexual e psicológico contra o produtor Dr. Luke em 2014. Desde então, os dois estão envolvidos em uma série de batalhas legais, e a cantora continua sob contrato com o selo do produtor, batizado de Kemosabe.

O advogado de Dr. Luke então pressionou Gaga, perguntando se ela tinha alguma outra prova do assédio cometido por Dr. Luke além do testemunho de Kesha. "Bom, quando homens abusam de mulheres, eles não chamam as pessoas para assistir", respondeu a cantora.

"Quando isso acontece nesta indústria, é mantido em total segredo. Em cima disso há contratos e cenários de poder manipulativo que, aliás, incluem esta situação em que nos encontramos agora", continuou.

É quando o advogado de Dr. Luke replica apontando que acusações falsas de estupro também acontecem que Gaga parece se irritar. "As mulheres sempre são chamadas de mentirosas. Ela [Kesha] foi chamada de 'vadia' na frente do mundo inteiro", disse a cantora.

"Eu tenho conhecimento factual da depressão que ela passou. Eu tenho conhecimento factual da sua necessidade de apoio e amor. Eu tenho conhecimento factual da espiral negativa em que eu observei ela entrar. Eu tenho conhecimento factual do trauma. Eu sou informada e inteligente sobre este assunto", comentou a seguir.

"Aquela garota experimentou um trauma sério, e ela ainda está no meio dele. E todos vocês fazem parte disso. Por que ela diria ao mundo que isso aconteceu? Você sabe como é passar por isso para os sobreviventes de abuso? Você sabe como alguém se sente quando diz isso para as pessoas?", disse ainda.

Aparentemente, o advogado de Dr. Luke revirou os olhos para Gaga enquanto ela falava. "Não faça essa cara para mim. Você deveria ter vergonha", completou a cantora.