Topo

Diretor defende curta indicado ao Oscar sobre assassinato de garoto de dois anos

"Detainment", indicado a melhor curta-metragem, reproduz entrevistas conduzidas pela polícia com os dois meninos de 10 anos condenados pelo assassinato de James Bulger em 1993, caso que chocou a Grã-Bretanha. - Vincent Lambe
'Detainment', indicado a melhor curta-metragem, reproduz entrevistas conduzidas pela polícia com os dois meninos de 10 anos condenados pelo assassinato de James Bulger em 1993, caso que chocou a Grã-Bretanha. Imagem: Vincent Lambe

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 18h32

Vincent Lambe, diretor do curta-metragem "Detainment", indicado ao Oscar 2019, defendeu o seu projeto e afirmou que não vai se retirar da corrida ao prêmio, depois de ser criticado pela família de um dos garotos retratados no filme. Veja todos os indicados ao Oscar.

"Eu entendo que o filme no momento está causando problemas para a família e isso é provavelmente a coisa mais difícil de se lidar agora, porque tenho muita simpatia por eles", disse Lambe à revista "Variety". "Mas eu acho que é um filme importante, e se fôssemos retirá-lo do Oscar, perderia todo o propósito de fazer o filme em primeiro lugar."

"Eu realmente acredito que houve um propósito por trás do filme. Acho que é um filme muito importante para as pessoas verem. Não é uma peça de entretenimento, mas se servir como um pequeno passo a uma mudança social, acredito que terá valido a pena", acrescentou.

"Detainment" reproduz entrevistas conduzidas pela polícia com os dois meninos de 10 anos condenados pelo assassinato de James Bulger em 1993, caso que chocou a Grã-Bretanha. Uma petição online para que a produção seja retirada do Oscar conta com mais de 130 mil assinaturas.

A mãe do menino britânico James Bulger, assassinado aos 2 anos de idade, se disse "enojada" com a indicação do filme "Detainment" ao Oscar 2019. O filme é um dos cinco que disputam o prêmio de melhor curta-metragem e reconstitui, a partir de transcrições das gravações originais, as entrevistas da polícia com os dois jovens assassinos da criança.

"Eu não consigo expressar como estou enojada e chocada por esse filme ter sido feito e agora indicado ao Oscar", tuitou Denise Fergus, a mãe de James, momentos depois de o filme ser anunciado entre os selecionados.

E continuou: "Uma coisa é fazer um filme como esse sem contatar ou pedir permissão à família de James e outra é ter uma criança encenando as últimas horas de vida dele, os momentos que antecederam o seu assassinato brutal, e fazer a mim e a minha família reviver tudo isso".

A cerimônia do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro.

Trailer do curta-metragem "Detainment"

UOL Entretenimento