Topo

Diretor de "Toy Story 3" e "Viva - A Vida É Uma Festa" sai da Pixar após 25 anos

Lee Unkrich e Darla K. Anderson recebem o Oscar de melhor animação por "Viva - A Vida É Uma Festa" - Frazer Harrison/Getty Images/AFP
Lee Unkrich e Darla K. Anderson recebem o Oscar de melhor animação por "Viva - A Vida É Uma Festa" Imagem: Frazer Harrison/Getty Images/AFP

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 20h49

Lee Unkrich, vencedor do Oscar por "Viva - A Vida É Uma Festa" e "Toy Story 3", anunciou que vai sair da Pixar após 25 anos.

"Não estou saindo para fazer filmes em outro estúdio; em vez disso, estou ansioso para ficar um tempo com a minha família e fazer outras coisas que estou adiando há muito tempo", disse o cineasta de 51 anos ao THR.

Segundo o site, a partida de Lee é amigável e no melhor momento possível: seu último trabalho, "Viva", arrecadou mais de US$ 800 milhões e venceu o Oscar de melhor animação em 2018.

"Ele chegou à Pixar quando estávamos criando Toy Story, e teve um efeito profundo em todos os filmes do estúdio desde então. Ele literalmente ensinou cineastas novatos sobre encenação, composição e corte", lembrou Pete Docter, diretor de "Monstros S.A" e atual diretor de criação da Pixar.

A Pixar passa por um momento de mudanças em 2019, não apenas pela saída de Lee, mas também com o desligamento do seu mentor, John Lasseter, que saiu da empresa após acusações de má conduta e assédio.

Miguel e o cachorro Dante são as estrelas de "Viva - A Vida É Uma Festa" - Reprodução - Reprodução
Miguel e o cachorro Dante são as estrelas de "Viva - A Vida É Uma Festa"
Imagem: Reprodução