Topo

Em vídeo, R. Kelly revela estar ciente que Aaliyah era menor de idade

O rapper R. Kelly no 41º American Musica Awards, em 2013 - Mario Anzuoni/Reuters
O rapper R. Kelly no 41º American Musica Awards, em 2013 Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

16/01/2019 10h56

O polêmico casamento do rapper R. Kelly com a cantora Aaliyah em 1994 ganhou mais um capítulo com a divulgação de um vídeo em que ele diz saber que ela era menor de idade quando se casaram. A informação foi publicada pelo site da "NME".

Em 1994, Kelly e Aaliyah se casaram em uma cerimônia secreta em um quarto de hotel em Illinois. A certidão de casamento emitida à época afirmava que a cantora tinha 18 anos. Depois, ficou provado que ela tinha 15 anos e a união foi anulada judicialmente.

O rapper, no entanto, sempre afirmou que não sabia que ela era menor de idade. Inclusive, o novo advogado de Kelly, Steven Greenberg, reafirmou na semana passada que seu cliente não sabia que ela era menor de idade.

A cantora, por sua vez, em diversas entrevistas, se negava a informar a sua idade verdadeira. Mas, um vídeo divulgado recentemente, mostra Kelly ciente da idade da artista. Aaliyah morreu em um acidente de avião, aos 22 anos, em 25 de agosto de 2001.

No vídeo, gravado enquanto Kelly trabalhava no álbum de Aaliyah, ele aparece conversando sobre a idade dela. "Agora eu estou produzindo uma dama muito talentosa. Uma jovem senhora. Ela tem 14 anos, Aaliyah", diz.

Vale lembrar que o disco de estreia de Aaliyah, produzido e composto por Kelly, se chama "Age Aint Nothing But a Number" ("Idade Não é Nada Além de um Número", em português).

Entenda

Há 20 anos, o rapper R. Kelly enfrenta acusações de assédio e abuso sexual, a maioria delas envolvendo menores de idade. O cantor, no entanto, nega todas as acusações e nunca foi condenado por nenhuma delas. O nome de Kelly voltou aos noticiários após o canal americano Lifetime exibir um documentário dividido em seis partes chamado "Surviving R Kelly", em que entrevista diversas vítimas do rapper.

Desta vez, a repercussão foi imediata e vários artistas que trabalharam com R. Kelly estão se posicionando contra o cantor. O caso mais emblemático foi a de Lady Gaga, que retirou de todas as plataformas digitais a música "Do What Y Want (With My Body)", gravada em parceria com Kelly.