Topo

Os personagens da Marvel que podem pintar no cinema a partir de 2019

Ms. Marvel, Nova e Namor, personagens da Marvel - Reprodução
Ms. Marvel, Nova e Namor, personagens da Marvel Imagem: Reprodução

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

06/01/2019 04h00

Lançado em 2008, o milionário Universo Cinematográfico Marvel, considerada a franquia de maior bilheteria da história do cinema, chegará este ano a sua quarta fase de filmes, que explorará personagens e histórias recentemente introduzidas e, para a loucura dos fãs, apresentará diversas novidades.

As mais aguardadas dizem respeito aos heróis (e vilões) dos quadrinhos que devem fazer suas estreias nas telas. O sucesso retumbante do recente Pantera Negra serviu para elevar e muito as expectativas.

Em tempo: sete longas já foram anunciados para a etapa 4 da Marvel, que terá início no próximo dia 4 de julho com "Homem Aranha: Longe de Casa". Além dele, "Viúva Negra", "Os Eternos", "Guardioes da Galáxia Vol. 3", "Doutor Estranho 2", "Pantera Negra 2" e "Shang-Chi" também estrearão nos próximos anos.

Veja a seguir quais figuras podem aparecer nesses e em outros filmes do universo a partir de 2019.

Capitão Britânia

O chefão da Marvel Kevin Feig já indicou que, em algum momento, ele deve chegar ao cinema ou universo das séries. Vários atores já estariam interessados no papel, incluindo Orlando Bloom. Caso a adptação se concretize, é provável que outros personagens da série MI-13, como Pete Wisdom e Meggan, também apareçam no universo compartilhado. Lançado em 1976 na antologia "Captain Britain Weekly", o capitão europeu é ligado diretamente aos X-Men, sendo irmão de Betsy Braddock (Psylocke) e Jamie Braddock. Seus superpoderes incluem a superforça, supervelocidade e vôo e uma incrível resistência física.

Brian Braddock, o Capitão Britânia - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cavaleiro da Lua

Ele é um vigilante de origem judaica que vive em Nova York e assume múltiplas formas e personalidades. Houve rumores de que ele seria explorado nas séries dos Defensores Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. No entanto, com enfraquecimento das produções da Marvel na Netflix, é pouco provável que isso ocorra. Stephen McFeely e Christopher Markus, roteiristas de "Vingadores: Guerra Infinita", já manifestaram desejo de transportar a história do personagem para o cinema. O cavaleiro, que recentemente passou por uma grande transformação nos quadrinhos, estreou em 1975. Ele tem diversas habilidades, que variam de acordo com as fases da lua e lhe conferem charme especial.

O personagem Cavaleiro da Lua - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Namor

Segundo Kevin Feige, há chance real de Namor aparecer em novas produções da Marvel. Para isso acontecer, no entanto, a empresa revolver questões históricas envolvendo os direitos de uso do personagem. Namor é um filho mutante de um capitão humano e uma princesa do reino submarino de Atlantis. A existência de Atlantis, por sinal, já foi mencionada no filme "Homem de Ferro 2" e, diante da expansão do universo Marvel, com as estreias de Pantera Negra e Doutor Estranho, alguns fãs já dá como certa a aparição do príncipe aquático. Há rumores de que ele pode aparecer já em "Vingadores: Ultimato", que chega aos cinemas no próximo mês de abril. 

O personagem Namor - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dark Avengers

Segundo a imprensa americana, existe uma equipe cuidando do filme, com roteiro, ou uma ao menos uma versão preliminar dele, já concluído. Com o sucesso estrondoso da série "Vingadores", não é improvável que a versão sombria dos heróis surja em um futuro não muito distante. Atualmente, o grupo de vilões conhecido por se disfarçar de herói, é composto por Rocha Lunar, Feiticeira Escarlate e Ragnarok. Explorar a saga supervilões nas telas, por sinal, é um desafio para a Marvel e seus roteiristas, já eventualmente eles acabam morrendo no fim das histórias. Por outro lado, um filme sobre os "Dark Avengers" abriria a possibilidade da incorporação de elementos de outro grupo paralelo, o Thunderbolts, enriquecendo ainda mais o leque de personagens.

Os Dark Avengers - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Black Knight

Segundo o jornalista Jeremy Conrad, famoso por vazar informações da Marvel, existem planos concretos para o filme do personagem, que já apareceu diversas vezes nos quadrinhos em muitas encarnações diferentes, tanto como herói quanto vilão. O que une todos eles é a conexão com a poderosa espada Ebony, a arma que todo cavaleiro tenta empunhar. A indicação da vez é que ele pode ser apresentado por intermédio do Reino Quântico do Homem-Formiga. Criado por Stan Lee and e Joe Maneely nos anos 1950, Black Knight teve sua mais recente versão lançada em 2015 na HQ do Pantera Negra.

O personagem Black Knight - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ms. Marvel (Kamala Khan)

Considerada uma das personagens mais importantes da Marvel nos últimos anos, Kamala é uma adolescente de origem paquistanesa, a primeira muçulmana a protagonizar uma história em quadrinhos nos Estados Unidos. Apareceu pela primeira vez em 2013 na HQ do Capitão Marvel. Bola da vez nos quadrinhos, ela tem como grande referência a Capitã Marvel, que chegará aos cinemas em março. Ou seja, caso o filme renda alto em bilheteria, a Ms. Marvel tem uma boa possibilidade de chegar às telas. Dona de uma força fora do comum, ela está ligada diretamente ao universo da série Inhumans, cancelada em 2018, o que vem atiçando a curiosidade fãs sobre como seria esse novo roteiro.

A personagem Ms. Marvel (Kamala Khan) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Bill Raio Beta

Este obscuro alienígena com cara de animal foi considerado para "Thor: Ragnarok", mas acabou reduzido a um breve "easter egg". Ele quase entrou em "Vingadores: Guerra Infinita", mas os diretores Joe e Anthony Russo encontraram dificuldades em inseri-lo de forma orgânica na narrativa. De qualquer maneiro, o herói é muito bem-visto nos bastidores da Marvel. Fugitivo de seu planeta natal, o personagem estreou em 1983 na HQ "The Mighty Thor", orbitando as histórias de Thor e Nick Fury. Modificado geneticamente, ele possui força e resistência superiores e consegue voar, controlar relâmpagos e tempestades e abrir portais dimensionais.

O personagem Bill Raio Beta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Adam Warlock

A existência de Warlock foi mencionada no cinema no pós-créditos de "Guardiões da Galáxia Vol. 2" (2017), que mostrou seu casulo. Na cena, Ayesha revela que o propósito de sua criação é a destruição dos guardiões. Ou seja, não está descartada a possibilidade de ele aparecer de alguma forma em "Guardiões da Galáxia Vol. 3", que estreia em 2020. O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, sendo posteriomente desenvolvido por Roy Thomas e Jim Starlin, e possui inúmeras propriedades e poderes derivados de sua estrutura genética determinada, incluindo a manipulação da realidade, a telepatia e a consciência cósmica.

O personagem Adam Warlock - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nova

É fato que a Marvel tem considerado um filme centrado em Nova, que tem boas chances de ser produzido após "Vingadores: Ultimato". O roteirista Adam McKay, de "Homem-Formiga", já revelou que o estúdio se aproximou dele para criar o roteiro, mas ele não demonstrou interesse no projeto. Nas HQs da Marvel Comics, dois heróis já assumiram a personalidade de Nova: Richard Rider e Sam Alexander. Força, velocidade supersônica e agilidade estão entre os superpoderes do chamado Foguete Humano, criado em 1976 já com sua HQ própria. Em "Guardiões da Galáxia" (2014), ele já foi apresentado, ainda que indiretamente, por meio da aparição da Tropa Nova.

O personagem Nova - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Surfista Prateado

Muito querido pelos fãs no mundo, o surfista estrelou em 2007 um filme com o Quarteto Fantástico, mas muitos preferem fingir que ele não existiu. Por essas e outras, é grande a expectativa sobre um filme solo do personagem, agora dentro do Universo Cinematográfico Marvel. Após a aquisição da Fox, que detinha os direitos do personagem, pela Disney, que desde 2009 é dona dos Marvel Studios, tudo ficou mais concreto. Adam Mckay já afirmou que adoraria dirigir o filme do personagem, dono do famoso poder cósmico, que o permite absorver e manipular energias ambientais do universo.

O personagem Surfista Prateado  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Blade

Outro retorno que vem sendo objeto de rumores é o de Blade, que foi interpretado três vezes por Wesley Snipes entre 1998 e 2004. O ator, por sinal, já acenou positivamente inúmeras vezes ao retorno ao papel. O diretor de "Aquaman", James Wan, também é um entusiasta do personagem, um caçador de vampiros obscuro que já foi mais importante para a Marvel. Lançado em 1973 em "The Tomb of Dracula", Blade é meio vampiro e meio humano e conta com um arsenal de armas e equipamentos usados em sua guerra contra as criaturas. Apesar de não muito provável, o resgate não está fora de cogitação, já que a Marvel readquiriu da New Line Cinema os diretos do personagem.

O personagem Blade, da Marvel - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quarteto Fantástico e X-Men

Quando veremos o Coisa, Wolverine e personagens como Deadpool habitando a mesma história? A compra dos direitos da Fox pela Disney trará de volta à Marvel Quarteto Fantástico e X-Men, duas das sagas mais importantes da empresa. E várias teorias apontam para o reaparecimento desses personagens, compartilhando enredos e histórias, nos filmes pós-"Vingadores: Ultimato". A questão é que a Marvel ainda precisa aguardar o desenrolar do negócio, que ainda não se concretizou 100%. Apesar de ser visto como certo, dada a importância das sagas, esse retorno ainda deve demorar um pouco para sair do papel.

Quarteto Fantástico e X-Men - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os Defensores

As séries baseadas nos personagens Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro, que juntos formam o grupo Os Defensores, não engrenaram na Netflix. Mas isso não significa que eles foram excluídos do universo compartilhado da Marvel. Eles podem voltar à baila no novo serviço de streaming da Disney, o Disney+, que será lançado em setembro nos Estados Unidos. Segundo fontes internas, há ainda a possibilidade de suas histórias serem transplantadas para o cinema, o que uniria as amarras do mundo Marvel de forma inédita, como jamais foi possível nas histórias da Netflix. O elenco e quando a empreitada sairia do papel ainda é uma grande incógnita.

Imagem da série "Os Defensores" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação