Topo

Diretor de "Aquaman" critica Academia do Oscar por esnobar filme da DC

Bastidores do filme Aquaman - Reprodução
Bastidores do filme Aquaman Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

04/01/2019 17h10

James Wan falou no Facebook sobre a decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas esnobar "Aquaman" na categoria de efeitos visuais do Oscar 2019.

Em um post anunciando o lançamento do filme, o cineasta agradeceu Kelvin Mcllwain, responsável pela CGI no projeto da DC. 

"Você e o seu departamento são os heróis não vistos deste filme. O fato de que a Academia não reconheça ou aprecie a nossa contribuição para o filme e o cinema é uma p*** de desgraça", escreveu Wan.

A academia anunciou no começo de dezembro que a Marvel segue forte na categoria de efeitos visuais do Oscar 2019 com "Homem-Formiga e a Vespa", "Vingadores: Guerra Infinita" e "Pantera Negra".

Além dos filmes dos super-heróis, ainda estão no páreo "Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível", "O Primeiro Homem", "Jurassic World: Reino Ameaçado", "O Retorno de Mary Poppins", "Jogador Nº1", "Solo: Uma Aventura Star Wars" e "Bem-vindos a Marwen".

Os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados apenas no dia 22 de janeiro. A cerimônia do Oscar acontece no dia 24 de fevereiro.