Topo

Roberto Leal diz que luta há dois anos contra um câncer e que pode ficar cego

O cantor Roberto Leal - Bruno Poletti/Folhapress
O cantor Roberto Leal Imagem: Bruno Poletti/Folhapress

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

02/01/2019 15h40

O músico português Roberto Leal, 67, intérprete de sucessos como "Arrebita" e "Bate o Pé", revelou neste domingo (30) no programa "Domingo Show", da Record TV, que está enfrentando um câncer, já perdeu parte da visão e pode ficar cego de um olho.

Esta foi a primeira vez que o artista, que vive no Brasil, falou sobre a doença que enfrenta há dois anos. Na entrevista, o cantor disse que o câncer começou a se manifestar após ele sentir fortes dores nas costas e que escondeu a doença do público porque sentiu a necessidade de se isolar para conseguir superá-la.

"Era uma dor que começava no final da coluna, chamada hérnia discal, que se estendia para a minha perna direita e a deixava adormecida. Tinha horas em que eu não sentia sequer a perna do joelho para baixo", explicou.

O cantor, no entanto, disse que não tem medo de morrer. "Se realmente cheguei a esta situação, se este caminho é o único caminho possível, eu não tenho escolha, mas voltar para atrás, não. Isso é próprio de alguém que sabe que há uma luz no fim do túnel, e eu sei e tenho certeza que o amor vencerá toda a dor".

Roberto Leal contou que o tratamento envolveu três cirurgias e 10 sessões de radioterapia. O tratamento, no entanto, ajudou a desenvolver duas cataratas e o avanço do tumor provocou um deslocamento de retina, o que pode deixá-lo cego do olho direito.

O cantor disse estar confiante no tratamento e que agora se sente "melhor do que nunca".