Topo

Homem-Aranha, Hulk, Magneto, Blade: Os projetos abandonados pela Marvel

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

29/12/2018 04h00

A Marvel é um sucesso no cinema e já está planejando aumentar ainda mais sua participação no mundo das séries com a Disney+. Porém, muitos projetos da empresa acabaram sendo cancelados ao longo dos anos.

Selecionamos os principais filmes dos super-heróis da Marvel que foram deixados de lado, para a tristeza dos fãs.

"Hulk 2"

Cena do filme "Hulk" (2003) - Reprodução - Reprodução
Hulk incrédulo que seus filmes não deram muito certo
Imagem: Reprodução

Muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel ser um sucesso, o diretor Ang Lee comandou o primeiro filme do herói verde em 2003, protagonizado por Eric Bana. O projeto não foi lá muito bem recebido tanto pelos fãs quanto pela crítica, mas a intenção da empresa era que uma sequência saísse em vez de um reboot. Por fim, "Hulk 2" acabou virando uma nova aventura em 2008, desta vez estrelada por Edward Norton. O filme também não funcionou (o que impossibilitou mais uma sequência) e poucos se lembram que ele fez parte da primeira fase do universo compartilhado do estúdio, sendo esquecido principalmente pelo sucesso de "Homem de Ferro".

"Magneto: Origins"

Ian McKellen como Magneto - Reprodução - Reprodução
Ian McKellen como Magneto
Imagem: Reprodução

Com o sucesso dos filmes solo de Wolverine, por que não fazer uma trilogia com o Magneto? A ideia de explorar um dos personagens mais complexo dos quadrinhos seria ótima e teria potencial para arrecadar muito dinheiro nas bilheterias. A intenção da Fox, detentora dos direitos, era rejuvenescer o ator Ian McKellen graças ao uso de efeitos digitais, mas tudo ficou no papel. Por fim, uma nova franquia foi criada explorando trechos do roteiro de "Magneto: Origins", e escolheram representar os heróis clássicos com atores mais jovens, como Michael Fassbender, que virou o poderoso vilão dos X-Men.

"O Justiceiro 2"

Thomas Jane em cena de "O Justiceiro" (2004) - Reprodução - Reprodução
Thomas Jane em cena de "O Justiceiro" (2004)
Imagem: Reprodução

Para quem está familiarizado apenas com a série da Netflix, um filme sobre Frank Castle foi lançado em 2004. O chefão da Marvel na época, Avi Arad, adorou o que o diretor Jonathan Hensleigh fez com o sombrio personagem e logo garantiu que uma sequência seria certa. Thomas Jane voltaria a interpretar o Justiceiro, que confrontaria o gângster Billy Russo, mais conhecido como Retalho. Porém, com a Marvel já planejando seu Universo Cinematográfico, o filme foi esquecido. Ainda assim, após alguns anos, uma nova tentativa de colocar Castle no cinema foi aprovada, com resultados muito piores.

"Blade 4"

O ator Wesley Snipes em pôster de "Blade" - Reprodução - Reprodução
O ator Wesley Snipes em pôster de "Blade"
Imagem: Reprodução

Wesley Snipes estava dando muito problema nos bastidores da trilogia do vampiro-herói, mas os executivos do estúdio tinham muito material para explorar o mundo de Blade. Uma das opções era começar do zero e escalar um protagonista novo para o personagem, em um roteiro sobre vampiros dominando a Terra. Outra ideia seria dar mais foco a Hannibal King (vivido por Ryan Reynolds em "Blade Trinity"). Ainda rolam alguns boatos de que Snipes vai voltar para próximos filmes da Marvel, mas ainda nada foi confirmado.

Yondu

O ator Michael Rooker como Yondu em cena de "Guardiões das Galáxia Vol. 2" - Reprodução - Reprodução
O ator Michael Rooker como Yondu em cena de "Guardiões das Galáxia Vol. 2"
Imagem: Reprodução

Um dos personagens mais amados de "Guardiões da Galáxia", Yondu (interpretado por Michael Rooker) virou meme com suas piadas certeiras e as cenas engraçadas. James Gunn, a mente por trás dos filmes, logo imaginou uma produção solo para o personagem. Boatos de Hollywood indicam que Gunn deixou dois roteiros para a Marvel sobre Yondu: um falando sobre seu passado, quando ele criou Peter Quill, e outro sobre o grupo dos Ravagers, em uma disputa por poder. Porém, a saída conturbada do diretor e roteirista de "Guardiões da Galáxia" deixou os filmes sobre Yondu de escanteio.

"Inumanos"

Imagem de divulgação do elenco da série "Inumanos" - Divulgação - Divulgação
Imagem de divulgação do elenco da série "Inumanos"
Imagem: Divulgação

Um dos piores projetos já lançados com personagens da Marvel, a série não passou da primeira temporada após decepcionar os fãs com diálogos ruins e efeitos visuais muito distantes do que vimos nos filmes da Marvel Studios. Originalmente, a ideia era que a adaptação do grupo de heróis criado por Stan Lee e Jack Kirby chegasse às telonas e integrasse o Universo Cinematográfico da Marvel, mas a ideia foi aos poucos sendo esquecida. Por fim, arriscaram uma série para a televisão e que não deu nada certo.

"O Espetacular Homem-Aranha 3"

Cena do filme "O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro"
Imagem: Reprodução

A Sony, em parceria com a Marvel, planejou uma trilogia para os filmes do Teioso protagonizados por Andrew Garfield. Acontece que as críticas negativas do segundo fiilme e a arrecadação tímida nas bilheterias não deram andamento ao planejamento original. O novo acordo foi de fazer uma outra franquia do Homem-Aranha para que o herói fosse encaixado no Universo Cinematográfico da Marvel.