Topo

Qual foi a série mais buscada no Google em 2018? Resultado vai te surpreender

Cena da série chinesa "Story of Yanxi Palace", a mais buscada no Google em 2018 - iQiyi
Cena da série chinesa "Story of Yanxi Palace", a mais buscada no Google em 2018 Imagem: iQiyi

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

24/12/2018 15h55

"Game of Thrones"? "The Walking Dead"? "La Casa de Papel"? "Orange Is the New Black"? Nada disso. A série mais buscada no mecanismo de pesquisa do Google no mundo em 2018 não vem de onde você provavelmente está imaginando.

O feito é da produção chinesa "Story of Yanxi Palace", uma das principais atrações do iQiyi, serviço de streaming local similar ao Netflix. Além de ser o mais procurado do mundo, o drama histórico foi reproduzido mais de 15 bilhões de vezes este ano.

Segundo dados divulgados pelo Google, as principais buscas relativas à série vêm de regiões asiáticas como Cingapura, Malásia, Brunei e Hong Kong, além, claro, da China continental.

Vale lembrar que, seguida de perto pela Índia, a China é o país mais populoso do planeta, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes e um mercado de filmes e séries que tem se tornado cada vez mais produtivo e relevante internacionalmente.

Outro fato que ajuda a explicar o fenômeno "Story of Yanxi Palace", que o ocidente pouco conhece: a série não sofre nenhuma (ou quase nenhuma) interferência do governo comunista chinês em seu enredo, já que as plataformas de streaming enfrentam menos censura que canais de TV.

A atração conta a história de Wei Yingluo (Wu Jinyan), uma empregada do século 18 que, enfrentando a opressão feminina, é forçada a investigar a morte de sua irmã enquanto trabalhava no palácio do imperador Qianlong.

Lançada em julho, a série tem 70 episódios e está disponível em mais de 70 países do mundo em diversas plataformas, incluindo os Estados Unidos.