Topo

"Aquaman" é esnobado, e Marvel domina pré-lista do Oscar de efeitos visuais

Aquaman e e seu traje clássico no filme - Reprodução
Aquaman e e seu traje clássico no filme Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

17/12/2018 21h00

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta segunda-feira (17) a lista dos nove filmes que seguem na disputa pelo Oscar 2019 de efeitos visuais.

A Marvel continua como forte concorrente na disputa com "Homem-Formiga e a Vespa", "Vingadores: Guerra Infinita" e "Pantera Negra". Um dos esnobados pela organização na categoria foi "Aquaman", assim como "Bumblebee".

Além dos filmes dos super-heróis, ainda estão no páreo "Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível", "O Primeiro Homem", "Jurassic World: Reino Ameaçado", "O Retorno de Mary Poppins", "Jogador Nº1", "Solo: Uma Aventura Star Wars" e "Bem-vindos a Marwen".

A última vez que um herói da Marvel estrelou um projeto que levou o Oscar de efeitos visuais foi em "Homem-Aranha 2" (2005).

"Vingadores: Guerra Infinita" e "Pantera Negra" seguem na disputa em outras categorias do prêmio. Thanos e companhia também estão na pré-lista de melhor trilha sonora, assim como o filme solo de T'Challa, que ganhou destaque ainda em maquiagem e melhor canção original ("All The Stars", gravada por Kendrick Lamar e SZA).

Os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados apenas no dia 22 de janeiro de 2019.

Cena de "Vingadores: Guerra Infinita" - Reprodução - Reprodução
Cena de "Vingadores: Guerra Infinita"
Imagem: Reprodução

Brasil fora do Oscar 

O Brasil ficou de fora dos anunciados na categoria filme estrangeiro, já que  "O Grande Circo Místico" não entrou na pré-lista. 

O longa de Cacá Diegues foi escolhido entre 22 filmes brasileiros para tentar uma indicação a melhor filme estrangeiro, mas não superou a primeira barreira imposta pela Academia que entrega o Oscar.

A cerimônia será realizada no dia 24 de fevereiro de 2019.