Topo

Como "Vingadores: Ultimato" pode finalizar a história do Capitão América?

Capitão América aparece sem barba em "Vingadores: Ultimato" - Reprodução
Capitão América aparece sem barba em "Vingadores: Ultimato" Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

10/12/2018 10h35

O trailer de "Vingadores: Ultimato", lançado durante a semana passada, traz grandes momentos para o herói Capitão América (Chris Evans) -- e não estamos falando do seu novo visual, de barba feita.

Na prévia, o herói faz uma tocante narração em que se lembra dos amigos e familiares que todos perderam durante a luta contra o vilão Thanos (Josh Brolin) em "Vingadores: Guerra Infinita". A frase ganha uma dimensão ainda maior quando vemos o Capitão olhando para uma foto em sua bússola: trata-se de Peggy Carter (Hayley Atwell).

É a mesma foto que o herói coloca no painel do avião enquanto está prestes a mergulhar no gelo para salvar a humanidade, em "Capitão América: O Primeiro Vingador". A cena indica que "Ultimato" pode ser o fim de um ciclo para o herói.

Não que isso seja uma surpresa, já que o contrato de Chris Evans para interpretar o papel termina em "Vingadores: Ultimato", e uma renovação (ao que tudo indica) ainda não foi assinada. Recentemente, o ator ainda causou polêmica ao postar um tuíte no qual parecia se despedir do Capitão América, muito embora isso tenha sido negado pelo próprio depois.

A Marvel tem tratado "Vingadores: Ultimato" como o fim de um ciclo não só para o Capitão, como para o universo como um todo. Os muitos segredos em torno da agenda de filmes do estúdio depois de 2019 indicam que o universo entrará em uma nova fase, possivelmente com novos protagonistas.

Hayley Atwell como Peggy Carter - Reprodução - Reprodução
Hayley Atwell como Peggy Carter
Imagem: Reprodução

Para o personagem de Evans, isso pode significar um retorno à sua grande paixão. O herói e Peggy Carter se conheceram durante a 2ª Guerra Mundial, e desenvolveram um romance até o Capitão se sacrificar para salvar o mundo e acabar preso no gelo por quase setenta anos. Em "Vingadores: Era de Ultron", a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) faz o herói sonhar que foi capaz de se encontrar com Peggy depois da guerra.

Já em "Capitão América: Guerra Civil", descobrirmos que Peggy morreu, já com idade avançada. Como dá para ver, a personagem tem papel fundamental na história do herói em todas as suas fases pelo universo cinematográfico Marvel.

"Vingadores: Ultimato" traz um novo capítulo para este romance épico ao introduzir a possibilidade de viagem no tempo. No final do trailer, o Capitão e a Viúva Negra (Scarlett Johansson) são visitados pelo Homem-Formiga (Paul Rudd), que eles presumiam estar morto -- quem viu "Homem-Formiga e a Vespa" sabe, no entanto, que ele estava preso no mundo quântico, dimensão onde atos como a viagem no tempo podem ser possíveis.

Seria um final adequado para o Capitão América, veterano de tantas guerras: "Vingadores: Ultimato" pode acabar com ele voltando no tempo e encontrando-se com o seu grande amor perdido. Talvez, assim, o "homem fora de seu tempo" se sinta em casa.