Topo

Afinal, qual foi o primeiro super-herói criado por Stan Lee?

Vince Bucci/Getty Images
Imagem: Vince Bucci/Getty Images

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

30/11/2018 04h00

A morte de Stan Lee fez com quem os fãs da Marvel prestassem várias homenagens para o mestre dos quadrinhos. Uma maneira de relembrar a obra do autor é rever seu legado, o que despertou uma pergunta replicada na mídia e nas redes sociais: "Qual foi o primeiro super-herói criado por Stan Lee?".

Em busca de uma resposta sobre o assunto, Brian Cronin, do site CBR, fez um levantamento para descobrir a resposta dessa pergunta. O problema é que não existem dados suficientes e com exatidão para chegarmos em um nome específico, mas essa apuração coloca quatro personagens como principais "suspeitos" de serem a estreia de Lee como criador.

Capa de "Black Marvel" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O problema é que são poucas as informações confiáveis para se chegar ao nascimento criativo do cara que fez Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk e tantos outros heróis. Como bem aponta do CBR, a década 1940 tinha uma demanda altíssima para novos quadrinhos, fazendo com que roteiristas e ilustradores trabalhassem ininterruptamente para oferecer novos títulos para as editoras, que por sua vez "atiravam" para todos os lados em busca de um novo sucesso que cativasse público.

Das diversas fontes, Black Marvel é a principal que mostra o autor como cocriador. "Você pode notar que a introdução de Black Marvel tem o espírito de Stan Lee. O problema é que talvez ele não tenha escrito essa história. Jim Steranko dá o crédito para Lee e Bob Hughes, mas Greg Theakston diz que a primeira história dele foi em Capitão América #3, de maio de 1941", diz um outro artigo de Jess Nevens e Tom Brevoort.

"O problema é que as empresas trabalhavam jogando toneladas de ideias para ver se alguma colava. Todos os meses várias revistas eram lançadas com três ou quatro personagens. É difícil apontar quando um deles foi criado exatamente", diz o texto de Conin.

Jack Frost - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O artigo ainda aponta para outros personagens como Headline Hunter, Father Time e Destroyer. No entanto, Brian Conin aponta a USA Comics #1 foi publicada antes de todas as outras edições, em 1941, com o personagem Jack Frost, criado por Stan Lee e Charles Nicholas.

"Se alguém tiver evidências de que Stan Lee criou Destroyer antes dos outros personagens, tudo bem, mas na falta disso, vou escolher Jack Frost como primeiro super-herói co-criado por Stan Lee", finalizou.