Topo

Quem está por trás do Rei Gárgula de "Riverdale"?

O Rei Gárgula em "Riverdale" - Divulgação
O Rei Gárgula em "Riverdale" Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

28/11/2018 04h00

ATENÇÃO: O texto abaixo tem spoilers de "Riverdale". Não leia se não tiver visto até o quinto episódio da terceira temporada. 

"Riverdale" não economiza nos mistérios. Na primeira temporada, foi a morte de Jason Blossom; na segunda, a identidade do Capuz Negro, o assassino em série que aterrorizou a cidade. Agora, em seu terceiro ano, a série traz um enigma que é quase sobrenatural: quem está por trás do Rei Gárgula, a criatura monstruosa do jogo Gryphons & Gargoyles? 

Leia também 

Ele não só está ligado às mortes de Dilton Doyle e Ben Button, que estavam imersos no jogo, como também mostrou ter conexões bem reais: Norton, o diretor da prisão em que Archie estava, tinha a missão de matar o "Paladino Vermelho" e bebeu um copo envenenado ao falhar. 

Se as temporadas anteriores são um indicativo, o mistério ainda levará um bom tempo para ser solucionado... Mas isso não quer dizer que não possamos especular sobre a real identidade do Rei Gárgula, não é mesmo? Listamos abaixo os principais suspeitos, levando em conta que o showrunner Roberto Aguirre-Sacasa já entregou que o culpado é "provavelmente" um rosto conhecido: 

Hiram Lodge

Mark Consuelo é Hiram em "Riverdale" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O grande mafioso de Riverdale já deixou bem claro que quer ver Archie fora do seu caminho a todo custo - e conseguir um grupo de adolescentes "devotos" provavelmente beneficiaria o império criminoso que ele está construindo no sul da cidade. Ainda pesa contra Hiram o fato de que ele no passado era um dos membros do Clube da Meia-Noite, cuja Festa de Ascensão resultou na morte do diretor Featherhead. E, vale lembrar, era o único membro com fácil acesso a drogas. Teria ele levado o veneno que matou Featherhead e, mais tarde, contratado alguém para se livrar de Archie e separar Veronica de seus amigos?

Hermione Lodge

Marisol Nicholes é Hermione em "Riverdale" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A prefeita de Riverdale tem sido apontada em uma teoria na internet como a grande vilã da temporada. Afinal, ela já contratou pessoas para fazer seus serviços sujos - vocês se lembram do agente Adams? - e deu grande publicidade ao jogo Gryphons & Gargoyles ao bani-lo em Riverdale High. Também parece estranho que Norton tenha decidido tirar a própria vida justamente quando soube que a prefeita estava lá para vê-lo. Será que ele temia a fúria dela? A teoria, no entanto, parece improvável, visto que Hermione avisou os outros pais do retorno do jogo e tem muito mais a perder agora que tem o cargo máximo da cidade. 

Penelope e Claudius

Penelope (Nathalie Boltt) e Claudius (Barclay Hope) em "Riverdale" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já faz algum tempo que eles estão sem aparecer na série, mas não se engane: os cunhados não devem ficar quietos por muito tempo. Penelope era a mestre do jogo do Clube da Meia-Noite e, ainda que ela tenha ficado bem abalada com a morte do diretor Featherhead, nada impede que ela tenha resolvido ressuscitar o Rei Gárgula para causar terror em Riverdale, encontrando uma forma de se vingar de Cheryl e ainda abrir caminhos para seus negócios escusos. Claudius, nesse caso, poderia muito bem ser o seu comparsa - e usar a roupa do monstro. 

Edgar Evernever

Zoe De Grande Maison é Evelyn em "Riverdale" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É uma possibilidade remota, já que o líder do misterioso culto conhecido como A Fazenda ainda nem deu as caras na série - só sua filha, Evelyn (foto), apareceu por enquanto. Mas é no mínimo estranho que o Rei Gárgula tenha retornado justamente quando a Fazenda começa a ganhar mais destaque. E Alice Cooper já contou tudo para os colegas sobre o jogo... será que as informações que ela passou estão sendo usadas de forma indevida para arrebanhar seguidores para a Fazenda? O jogo com certeza mexe com a cabeça de quem brinca com ele, visto a estranha devoção de Ethel ao Rei Gárgula. 

Polly Cooper

Tiera Skovbye é Polly em "Riverdale" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A irmã mais velha de Betty tem agido de forma muito estranha, que inclui até um ritual sinistro envolvendo seus bebês e uma fogueira. Ela, também, está muito ligada à Fazenda, a qual defende com unhas e dentes. Não é totalmente impensável que ela esteja agindo com a motivação de conquistar novos seguidores para o culto. 

"Riverdale" vai ao ar às quartas-feiras no Warner Channel.