Topo

De Aretha a Stan Lee, arte inspirada em "Sgt. Pepper's" lembra mortes de 2018

Aretha Franklin - Getty Images
Aretha Franklin Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

23/11/2018 12h59

Em mais um ano cheio de perdas substanciais para o mundo das celebridades, o artista britânico Chris Baker criou uma montagem inspirada na capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", disco dos Beatles, para homenagear todos que perdemos em 2018.

É a terceira vez que Baker faz uma montagem no estilo: veja as edições de 2016 e de 2017. Desta vez, o artista incluiu celebridades como Aretha Franklin, Stan Lee, Avicii, Mac Miller, Chris Cornell, Tom Petty, Burt Reynolds e Dolores O'Riordan, entre muitos outros.

"Eu disse anteriormente que não faria esta montagem de novo, mas as pessoas realmente me pediram. Meu amigo, Carl, é um retocador de imagens, e tinha tempo livre em suas mãos, então se ofereceu para achar as imagens para mim", comentou Baker à "Billboard".

"Eu adoro quão inclusiva é esta versão. Aretha está no centro, coloquei algumas figuras dos direitos civis pela imagem. Eu tinha um grupo de pessoas que queria colocar no centro, mas recentemente Stan Lee morreu. É uma montagem de heróis, e ele definitivamente era um", continuou.

Baker ainda falou sobre o cenário desolador em que colocou os seus personagens. "Assim como no ano passado, eu queria pegar a oportunidade de falar sobre o aquecimento global, e como os líderes do mundo todo não estão fazendo nada sobre isso. E eu tenho certeza que não consegui representar todo mundo, então queria dizer que não quis ofender ninguém", completou.

Outros homenageados da imagem incluem: Montserrat Caballé, Reg E. Cathey, Winnie Madikizela-Mandela, Joe Jackson, John Mahoney, R. Lee Ermey, Kofi Annan, Billy Graham, Zombie Boy, Charles Aznavour, Anthony Bourdain, Stephen Hawking, Steve Ditko, Margot Kidder, Verne Troyer, John McCain, Hubert de Givenchy e Kate Spade.