Topo

Pentadente vs Tridente: A poderosa arma de Aquaman em seu filme solo

As armas de Jason Momoa em "Liga da Justiça" e em "Aquaman" - Reprodução/Montagem
As armas de Jason Momoa em "Liga da Justiça" e em "Aquaman" Imagem: Reprodução/Montagem

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

21/11/2018 04h00

O trailer final de "Aquaman" já saiu e é fácil perceber que um objeto será importantíssimo: o famoso tridente que virou marca do herói. Aquaman/Arthur Curry (Jason Momoa) e Mera (Amber Heard) vão seguir por uma longa jornada para conseguir a arma, essencial para que o verdadeiro herdeiro do trono de Atlântida possa governar o oceano. 

A preciosa arma é muito mais poderosa do que o pentadente usado pelo personagem em "Liga da Justiça" (2017) e que estará também em "Aquaman", que estreia nos cinemas brasileiros no dia 13 de dezembro. Mesmo perdendo dois dentes em relação ao objeto anterior, o tridente dourado é poderoso e vai dar uma responsabilidade gigantesca a Aquaman.

Capa de "Aquaman: As Trincheiras", com ilustrações de Ivan Reis e Joe Prado - Reprodução - Reprodução
Capa de "Aquaman: As Trincheiras", com ilustrações de Ivan Reis e Joe Prado
Imagem: Reprodução

Em "Liga da Justiça", o herói utiliza o seu pentadente de forma mais tradicional. Apesar de manipular a água, como na batalha final contra o Lobo da Estepe, Aquaman ainda se sente limitado pelos poderes do objeto, usado mais como uma arma de ataque físico do que mitológico -- como não lembrar do momento em que Aquaman usa um parademônio como skate?

Mais conhecido nos quadrinhos "Os Novos 52" como Tridente de Netuno, a relíquia é completamente indestrutível, consegue manipular tanto os mares quanto a terra e é capaz de causar dano nos personagens mais poderosos, caso do deus Darkseid.

Foi com esta arma que Arthur derrotou as criaturas das profundezas e venceu o Arraia Negra, outro vilão que também estará no filme. Mesmo que o trailer mais recente de "Aquaman" não especifique ainda o nome do objeto, Vulko (Willem Defoe) explica a um jovem Arthur que ele é único no mundo, e por isso guarda uma importância ímpar.

Em "Os Novos 52", que foi usado como base para a adaptação do primeiro filme solo do herói, o Tridente de Netuno é considerado uma das Sete Relíquias de Atlântida, forjado pelos ciclopes e entregue ao rei Atlan, conhecido como o "rei morto".

A peça é fundamental para Athur Curry expandir seus poderes e conquistar a paz na terra e nas águas. O primeiro filme do herói vai seguir a mesma ideia, mostrando um herói mais experiente, determinado e poderoso do que o que vimos em "Liga da Justiça".