Topo

Viagem no tempo e Capitã Marvel derrotando Thanos? As teorias de "Vingadores 4"

Vingadores: Guerra Infinita - Divulgação
Vingadores: Guerra Infinita Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 04h00

"Vingadores 4" não está muito longe de estrear no cinema e por enquanto nós sabemos quase nada do filme. Os diretores Joe e Anthony Russo, além do elenco, são mestres em segurar qualquer segredinho -- apelando até a "erro técnico" para não dar spoilers.

O trailer e o nome oficial não temos ideia de quando serão divulgados pela Disney (os rumores apontam até o final deste ano), mas a certeza é que "Vingadores 4" chegará às telonas em 2 de maio de 2019.

Já que a produção não coopera, os fãs fazem o serviço deles e pensam em inúmeras teorias que poderiam se encaixar no quarto capítulo da franquia. Selecionamos algumas das ideias mais populares (e lógicas) para tentar descobrir o que vai acontecer com Thanos e os heróis no próximo filme da Marvel.

Scott Lang e a filha em "Homem-Formiga e a Vespa" - Marvel Studios - Marvel Studios
Scott Lang e a filha em "Homem-Formiga e a Vespa"
Imagem: Marvel Studios

Meia década depois...

Muitos acreditam que "Vingadores 4" se passará cerca de cinco anos após os eventos de "Guerra Infinita". Como sabemos disso?

Primeiro que vazou a informação de que a Disney teria escalado a atriz Emma  Fuhrmann para viver Cassie  Lang, filha do Homem-Formiga (Paul Rudd). Se nos filmes solo do herói é Abby Ryder Fortson, de 10 anos, quem interpreta a personagem, então faz certo sentido pensar neste "pulo" temporal. Caso se confirme, seria um sinal de que Estatura, a versão heroína de Cassie, entraria para os Vingadores.

Segundo é que Gwyneth Paltrow acabou revelando um gigantesco spoiler ao contar que Pepper e Tony Stark terão um filho na produção. Apesar que outras explicações também se encaixam nestes dois quesitos (como a de viagem no tempo e no uso do Reino Quântico), o jornalista Daniel RPK, que tem muitos contatos no mundo do cinema de heróis, garantiu no Twitter que o "Vingadores 4" vai se passar quatro anos após "Guerra Infinita".

Tudo bem, mas o que isso significa na prática? Pensemos no seguinte: muita coisa pode ter mudado em cinco anos com os heróis -- "mortos" ou não. Caso eles consigam realmente recuperar a Joia do Tempo para uma possível viagem no tempo, como vai ficar a questão ética de apagar tudo o que aconteceu em suas vidas desde então?

Viagens no tempo

Outra hipótese que vem ganhando força é que Homem-Formiga e, quem sabe, outros heróis viajarão no tempo para salvar o mundo. Mesmo ainda vaga sobre como será utilizada no desenrolar da trama, a teoria parece certeira pela foto das gravações que mostra Capitão América (Chris Evans) com o traje usado em seu primeiro filme, lá em 2011. Estranho, não?

Ah, e o Homem de Ferro e o Homem-Formiga também estão na mesma imagem, o que nos leva a crer que não seja um simples flashback. Mas o Capitão não foi o único a ser avistado com seu uniforme "antigo". Thor, Gamora e a Vespa também foram flagrados com um visual diferente do que estamos acostumados a vê-los nos filmes recentes da Marvel.

A viagem no tempo pode funcionar de duas formas, sendo a da Joia do Tempo a mais lógica. O problema é que Thanos está com o artefato, mas teoricamente Doutor Estranho ainda pode utilizá-la em qualquer momento do passado ou do futuro. Porém, há um problema: Doutor Estranho está preso (ou morto, vai saber). 

A outra possibilidade, por enquanto, é que o Homem-Formiga (que será importantíssimos no filme, pelo visto) voltará ao passado em um vórtex do Reino Quântico. Lembra na cena pós-crédito de "Homem-Formiga e a Vespa" em que Janet van Dyne explica ao herói para não ser sugado por um vórtex, porque eles não conseguirão salvá-lo? A ideia é que aconteça exatamente isso e Scott Lang seja obrigado a voltar para salvar os Vingadores.

Tom Holland é o Homem-Aranha em "Vingadores: Guerra Infinita" - Reprodução - Reprodução
Tom Holland é o Homem-Aranha em "Vingadores: Guerra Infinita"
Imagem: Reprodução

Quem é vivo sempre aparece

Tentando entender mais profundamente o que aconteceu após Thanos estalar os dedos e dizimar meio universo, há boatos de que os Vingadores não morreram. Na verdade, aqueles que se desintegraram foram transportados para outra dimensão através da Joia do Alma. A teoria vem dos quadrinhos e faz ainda mais sentido por uma cena de "Guerra Infinita".

Assim que Thanos estala os dedos, ele é transportado para uma espécie de sonho onde conversa com Gamora ainda criança. Muitos fãs acreditam que o Titã Louco está na Joia da Alma, principalmente pelo tom alaranjado do céu, mesma cor do artefato. Para completar, como Gamora aparece criança no trecho, então é sinal de que ela estaria viva.

Pensando em uma forma mais objetiva, há vários projetos paralelos já planejados pelos heróis fora de "Vingadores", então é claro que eles voltarão de uma forma ou de outra. Resta saber como.

Skrulls

Há quem acredite ainda que os heróis de "Guerra Inifnita" na verdade são Skrulls disfarçados. Como é que é? Isso mesmo.

Os Skrulls são vilões clássicos dos quadrinhos da Marvel que aparecerão no filme "Capitã Marvel" -- cuja estreia está marcada para 14 de março. Eles formam uma raça alienígena muito conhecida por sequestrar e até "imitar" alguns dos heróis mais poderosos do mundo. A teoria parece sem sentido, até que você vê Benedict  Wong na sala de maquiagem de "Vingadores 4" preparando alguma surpresa.

Caso isso se concretize, o que realmente aconteceu então com os heróis? Eles estão mortos? Aprisionados? Escondidos?

Capitã Marvel

Por falar na "novata", Capitã Marvel pode ser a escolhida para derrotar Thanos. Anunciada no finalzinho de "Guerra Infinita", a heroína tem tudo para derrotar o Titã. Ela tem força e resistência para para isso, sem mencionar sua habilidade de voar e ainda absorver energia. Ou seja, qualquer ataque de Thanos pode ajudá-la a desenvolver uma grande quantidade de energia contra ele.

Os quadrinhos já mostraram que Adam Warlock ajudou os heróis após Thanos estalar os dedos, porém, o herói foi confirmado apenas em "Guardiões das Galáxias Vol. 3" -- que ninguém sabe se um dia sairá do pael após a saída de James Gunn -- e não estará em "Vingadores 4". Por isso, talvez seja responsabilidade da Capitã Marvel liderar os heróis restantes para derrotar o supervilão.

Brie Larson aparece como Capitã Marvel em fotos divulgadas pela revista Entertainment Weekly - Reprodução/Entertainment Weekly - Reprodução/Entertainment Weekly
Brie Larson como Capitã Marvel
Imagem: Reprodução/Entertainment Weekly

E o Gavião Arqueiro?

Ele ficou de fora de "Guerra Infita" -- se isso foi bom ou ruim, você que escolhe. Mas a questão é que o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) pode ter um papel fundamental em "Vingadores 4".

Os roteiristas da franquia já admitiram que gostam muito do herói e que deram a ele "uma boa história" no próximo filme. Baseando-se em algumas fotos de bastidores, é possível que o Gavião volte sob a identidade de Ronin.

O nome Ronin refere-se a um termo japonês para descrever um samurai, um guerreiro solitário. Vários personagens da Marvel já usaram a identidade nos quadrinhos, incluindo o Gavião Arqueiro, que desta forma conseguiu usar diferentes armas além de seu arco.

A explicação mais racional é que após sua participação em "Guerra Civil", o Gavião fez um acordo com as autoridades e se refugiou para não ter mais problemas na justiça, desenvolvendo uma nova identidade.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, o nome da personagem de Cassie é Estatura e não Estatueta. A informação foi corrigida.