Topo

Andrew Lincoln compara final de Rick em "Walking Dead" com "O Mágico de Oz"

Rick (Andrew Lincoln) em cena da nona temporada de "The Walking Dead" - Divulgação
Rick (Andrew Lincoln) em cena da nona temporada de "The Walking Dead" Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

05/11/2018 09h21

ATENÇÃO: SPOILERS DO ÚLTIMO EPISÓDIO DE "THE WALKING DEAD" A SEGUIR

Em entrevistas após a exibição do episódio de domingo (4) de "The Walking Dead", Andrew Lincoln refletiu sobre os seus últimos momentos na pele do personagem Rick Grimes, que interpreta desde o início da série. O ator comparou o seu episódio final ao clássico "O Mágico de Oz".

Falando à "Entertainment Weekly", Lincoln citou as alucinações de Rick com três personagens do passado da série: Hershel (Scott Wilson), Shane (Jon Bernthal) e Sasha (Sonequa Martin-Green). Para ele, cada um dos personagens tem um análogo na história de "Oz".

Leia também

"Eu percebi isso no meio das filmagens. Eu disse: 'Estamos filmando 'O Mágico de Oz'!", comentou o ator. "Hershel é a coragem [em 'Oz', o Leão], Shane é o coração [Homem de Lata], Sasha é a sabedoria de quando você alcança a paz [o Espantalho]. Michonne, por sua vez, representa o lar para Rick".

"E o final é muito simbólico, porque Rick é salvo por um helicóptero, e Dorothy volta para casa com os sapatinhos", continuou. "É assim que eu vejo esse episódio, de qualquer forma. Tudo isso fez muito sentido para mim. Foi incrível trabalhar com cada um desses atores novamente. E terminar as filmagens com a roupa do hospital, exatamente como comecei, foi uma viagem e tanto".

O futuro

Lincoln também contou como surgiu a ideia de continuar a história de Rick em uma trilogia de filmes, cujas filmagens devem ser iniciadas em 2019. A emissora AMC anunciou que o personagem apareceria nos longas neste domingo (4), logo após a exibição do episódio, mas a ideia foi acertada ainda no ano passado.

"Tivemos muitas iterações diferentes do episódio final de Rick, e foi no final do ano passado que isso realmente se concretizou. Para mim, era um sonho impossível", disse o ator ao "The Hollywood Reporter". "Eu acho que nenhum canal a cabo já fez algo parecido, então não estava com muitas esperanças".

"Fiquei realmente surpreso quando o sinal verde veio da emissora. A ideia de fazer estes filmes foi crescendo a partir do ano passado, e no meio deste processo tivemos versões do episódio em que Rick não sobrevivia. Ainda bem que tudo deu certo!", brincou.

O ator ainda comentou que foi difícil ir até a San Diego Comic-Con deste ano e dizer aos fãs que Rick estava indo embora, quando ele sabia que este não era o caso. "Foi complicado dizer a todo mundo que era a minha temporada final, porque não queria enganar ninguém", disse.

"Ao mesmo tempo, é claro que eu queria que as pessoas tivessem a experiência em primeira mão. Queria que elas assistissem ao episódio e pensassem: 'O que é isso?'. E então elas perceberiam que o helicóptero estava envolvido em tudo", comentou por fim.

Sobre a continuação da nona temporada, sem Rick, Lincoln espera que sua saída seja sentida. "No ano passado, todas as decisões que as pessoas tomaram foram afetadas pela morte de Carl, e isso deve acontecer com Rick também, porque os personagens acham que ele está morto. Se isso não acontecer, reclamarei com os roteiristas!", brincou.