Topo

Mãe de jovem que inspirou "Jeremy", do Pearl Jam, fala pela 1ª vez na TV

Wanda Crane, mãe de Jeremy, cujo episódio inspirou música do Pearl Jam - Reprodução
Wanda Crane, mãe de Jeremy, cujo episódio inspirou música do Pearl Jam Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

03/11/2018 16h30

Baseada em um acontecimento real, "Jeremy" até hoje é uma das canções mais famosas da banda Pearl Jam. Composta por Eddie Vedder e Jeff Ament, a letra foi inspirada no suicídio de Jeremy Wade Delle, que tirou sua própria vida em frente aos seus colegas de classe em janeiro de 1991. Wanda Crane, mãe do garoto, e Brittany King, colega de sala, falaram pela primeira vez sobre o assunto.

"O dia que ele morreu não define sua vida.", disse Wanda ao canal ABC WFAA. "Ele era um filho, irmão, sobrinho, primo e neto. Um amigo. Tinha talento".

A mãe do garoto ainda comentou sobre o momento em que recebeu a notícia. "Eu estava no escritório trabalhando. Eu não podia acreditar. Fiquei em choque. Meu filho não. Eu iria buscá-lo mais tarde". Jeremy tinha 15 anos de idade.

Assim como é citado na letra, Jeremy estava desenvolvendo seus talentos como artista e chegou a ganhar um prêmio em uma feira local. A matéria da TV mostra que ainda existem quadros do jovem pendurados nas paredes de sua casa.

Já King, presente no momento em que Jeremy puxou o gatilho, lembra do episódio com "medo e choque". "Todos os estudantes correram para o fundo da sala e se amontoaram", disse ela, que tinha 16 anos na época.

Sobre a canção do Pearl Jam, a estudante diz que não encarou a música como uma homenagem na época. "Fiquei brava por escreverem a faixa. Sabe? 'Como você pode dizer isso? Você não estava lá. Essa história não era apurada'".

Já a mãe de Jeremy não se manifestou sobre a existência da composição. Há doze anos, para ajudar a lidar com a perda, ela começou a liderar um grupo na sua igreja para apoiar pessoas que passaram por esse tipo de experiência.