Topo

Lena Dunham revela vício em remédio para ansiedade: "Sóbria há 6 meses"

A atriz Lena Dunham - Getty Images
A atriz Lena Dunham Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração com o UOL

29/10/2018 10h58

Lena Dunham, conhecida por criar e estrelar a série "Girls", revelou sua luta contra o vício em Klonopin, um remédio usado no tratamento da ansiedade. Aparecendo no podcast "Armchair Expert", do ator Dax Shepard, ela disse que está sem usar a droga há seis meses.

"Estou sóbria há seis meses. Minha 'paixão' era o Klonopin", disse a atriz. "Eu sofria de uma ansiedade louca, tinha que comparecer a eventos, mas não me sentia equipada para isso. Eu sei que preciso fazer isso, é meu trabalho, e um Klonopin faz com que seja mais fácil".

"Ele fazia com que eu me sentisse a pessoa que gostaria de ser", definiu ainda. "Era como se uma parte de mim que eu já sabia que existia começasse a se sentir mais livre".

Com o tempo, segundo Dunham, o seu uso do remédio foi se tornando mais frequente. "Deixou de ser uma coisa do tipo: 'Eu tomo um quando vou dormir'. Se tornou algo como: 'Eu tomo um sempre que estou acordada'", comentou.

A atriz ainda criticou a forma como médicos prescrevem remédios para pacientes sem explorar alternativas. "Eu não tive problema nenhum para renovar minha prescrição, para achar um médico que me dizia: 'Você sofre de ansiedade, é assim que você deveria existir'", contou.

O uso frequente da droga fez com que o seu efeito calmante se tornasse menos efetivo, segundo Dunham. "Eu sabia que não estava ajudando, mas tinha medo do que ia sentir se parasse. Olhando para trás, acho que usei esse remédio sem precisar por uns três anos", disse.

Hoje em dia, a criadora diz que está se acostumando com a vida sem o Klonopin. "Eu sinto que meu cérebro ainda está se recalibrando", definiu. "Mas eu me sinto muito grata que consegui escapar disso viva".

Após o fim de "Girls", no ano passado, Dunham estreou recentemente uma nova série na HBO: intitulada "Camping", a comédia mostra uma família neurótica durante alguns dias em um acampamento. Jennifer Garner e David Tennant são os astros da trama.