Topo

Obra de Banksy "se desfaz" após ser vendida por 1 milhão de libras

"Menina com Balão", de Banksy, é triturada após leilão na Sotheby"s - Reprodução/Instagram
"Menina com Balão", de Banksy, é triturada após leilão na Sotheby's Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, no Rio

06/10/2018 08h23

Uma pintura em spray estêncil feita pelo artista Banksy "se desfez" depois de ter sido vendida por mais de 1 milhão de libras em um leilão na Sotheby's em Londres na noite de sexta-feira (5). De acordo com a BBC, A tela "Girl With Balloon" (Menina com Balão), uma das obras mais famosas do artista, passou por um triturador que estava escondido dentro da moldura, logo após batido o martelo da venda por exatos 1,042 milhão de libras - o equivalente a R$ 5,2 milhões.

A peça que mostra uma menina estendendo a mão na direção de um balão em forma de coração. O artista publicou a imagem do momento em que a obra é desfeita em seu Instagram. "Indo, indo, foi", postou na legenda. 

De acordo com um comunicado da Sotheby's, é a primeira vez na história dos leilões que uma obra de arte se fragmenta automaticamente depois de batido o martelo. "Parece que foi um 'Banksyficado'", disse Alex Branczik, diretor sênior da Sotheby's e diretor de arte contemporânea na Europa.

Segundo a BBC, há especulações nas mídias sociais de que a brincadeira pode ter realmente valorizado ainda mais a obra de arte.

"Girl With Balloon" foi descoberta em uma parede na Great  Eastern  Street em Shoreditch, leste de Londres. A galeria recebeu a versão em tinta spray e acrílico sobre tela, montada em uma placa, em 2006.

A identidade de Banksy nunca foi revelada oficialmente, apesar da especulação sobre ela. A fama foi conquistada após grafites apareceram em prédios e muros em todo o Reino Unido.