Topo

Rock in Rio retoma noite do metal com Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura

Bruce Dickinson se apresenta com o Iron Maiden para público de 41 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo, em 2016 - Lucas Lima/UOL
Bruce Dickinson se apresenta com o Iron Maiden para público de 41 mil pessoas no Allianz Parque, em São Paulo, em 2016 Imagem: Lucas Lima/UOL

Felipe Branco Cruz e Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

27/09/2018 21h40

Faltando exatamente um ano para a abertura a edição de 2019 do Rock in Rio, a organização anunciou nesta quinta-feira (27) no "Jornal Nacional" a volta de um dia dedicado ao metal. Iron Maiden, Scorpions, Megadeth e Sepultura vão agitar os metaleiros no dia 4 de outubro, o segundo fim de semana do evento.

O Rock in Rio 2019 acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro, e nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2019. Vale lembrar que o metal havia ficado de fora da escalação da última edição, em 2017, o que gerou muitas críticas. Roberto Medina agora se desculpa com os metaleiros.

"Começamos nosso 'booking' com o foco neste público, porque eles fazem parte da alma do Rock in Rio quando invadem a Cidade do Rock de preto. Anunciar todas as atrações como este anúncio é como dar um presente para eles", explica o presidente do Rock in Rio.

Ingressos só em novembro

O Iron Maiden vai encerrar a programação do Palco Mundo no dia do metal do Rock in Rio 2019. A última passagem da banda britânica pelo Brasil havia sido em 2016.

Bruce Dickinson esteve em São Paulo em maio deste ano para falar de empreendedorismo. Por lá, ele já tinha dado a deixa de que a banda poderia vir ao festival. "Não faremos show no Brasil neste ano. Talvez no ano que vem. Pode ser no Rock in Rio. Estamos conversando", disse o vocalista na ocasião.

Antes do Rock in Rio, o baixista Steve Harris vem ao Brasil em novembro com seu projeto paralelo, a banda Britsh Lion. O grupo tocará no Rio de Janeiro, em 9 de novembro, em São Paulo, no dia 10, e em Porto Alegre, no dia 13.

O Rock in Rio 2019 marca a 13ª passagem do Iron Maiden pelo Brasil. A história deles com o Rock in Rio também é de longa data. A banda britânica tocou na primeira edição do festival, em 1985, e também em 2001 e 2013.

O Scorpions é outra banda que esteve na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, e volta 34 anos depois. Dos cinco integrantes, o vocalista Klaus Meine e os guitarristas Rudolf Schenker e Matthias Jabs irão reviver a emoção de um grande público cantando seus maiores sucessos como "Wind of Change", "Rock You Like a Hurricane" e "The Zoo". 

Já o Megadeth, que agora conta com o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro, volta ao Rock in Rio depois de participar da segunda edição, em 1991. Eles vão mostrar no Palco Mundo o repertório da "Dystopia World Tour", que já passou por vários países.

Como já é tradição, uma banda nacional de peso abre os trabalhos. A responsabilidade em 2019 fica a cargo do Sepultura, a banda que colocou o Brasil no mapa mundial de heavy metal e que já esteve presente em várias edições do festival. 

A partir do dia 12 de novembro de 2018, às 19h, começam as vendas do Rock in Rio Card. Assim como nas edições anteriores, o público que adquirir este bilhete garante a presença antecipada no Rock in Rio antes mesmo do anúncio das bandas e atrações e poderá escolher o dia que quiser ir. A venda será realizada pelo site  ingresso.com.

Em 2019, o festival acontecerá pela segunda vez no Parque Olímpico (a outra foi em 2017), em um espaço com o dobro do tamanho que a antiga Cidade do Rock tinha em 2015.

Espaço Favela tem primeira banda revelada

A edição do ano que vem terá uma nova área, batizada de Espaço Favela, onde vão rolar shows com artistas das comunidades do Rio de Janeiro. A banda Canto Cego, da Maré, também foi anunciada nesta quinta-feira (27) no Jornal Nacional como a primeira atração deste espaço.

A ideia de construir esse espaço, segundo o presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, surgiu em 2017, quando um tiroteio na Rocinha fechou durante o festival uma das vias que liga a Zona Sul à Zona Oeste (onde fica o Parque Olímpico).

Já a cantora Anitta foi a primeira atração confirmada oficialmente pela organização do evento, ainda em 2017. A artista, que se apresentou neste ano no Rock in Rio Lisboa, será uma das atrações principais do Palco Mundo, o maior do evento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, o Iron Maiden veio ao Rock in Rio em 2001, e não em 2011. O texto foi corrigido.