Topo

Ziraldo é internado após sofrer AVC; hospital diz que estado de saúde é grave

Ziraldo conversa com o público na Bienal do Livro de São Paulo em agosto - Iwi Onodera/UOL
Ziraldo conversa com o público na Bienal do Livro de São Paulo em agosto Imagem: Iwi Onodera/UOL

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

26/09/2018 18h12

O cartunista Ziraldo foi internado nesta quarta-feira (26) no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). De acordo com o hospital, o estado de saúde do cartunista é considerado grave.

Já em entrevista por telefone ao UOL, o irmão de Ziraldo, Zélio Alves Pinto, apontou que o cartunista está bem e que segue se recuperando. Zélio disse que o irmão está lúcido e tentando se comunicar.

Em 2014, o escritor deu entrada no mesmo hospital para realizar exames após ter uma taquicardia. No ano anterior, Ziraldo passou por um cateterismo de urgência e teve que colocar dois stents coronários, em Frankfurt, na Alemanha, onde participava da mais importante feira literária do mundo.

Na ocasião, o quadrinista explicou à "Folha de S.Paulo" que o ocorrido não tinha sido "nada grave" e brincou que tudo não passou de um "truque para chamar a atenção para sua participação na feira".

"Eu fui comprar um remédio no ambulatório da feira e o médico tirou minha pressão e disse: você não pode sair não, e adotou os procedimentos para todo cardíaco. Nada grave. É aquele negócio, velho com pressão alta é uma merda", contou o bem-humorado quadrinista.

Ziraldo, de 85 anos, esteve na Bienal Internacional do Livro em agosto ao lado de Mauricio de Sousa para divulgar o livro "MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica", o primeiro encontro entre os dois icônicos personagens.

Na ocasião, o pai da Mônica até lembrou que perdeu o nascimento da filha para conhecer Ziraldo, em 1960. "Eu perdi o Mauricio na vida e reencontrei só agora. O Mauricio é um gênio. Porque ele falou que queria ficar famoso com personagens que fariam mudança nas vidas das pessoas. Eu fiz várias coisas para ficar conhecido, ele fez apenas a Mônica", brincou Ziraldo durante o debate.

Uma homenagem ao icônico cartunista está marcada para o dia 12 de outubro no Sesc Interlagos, em São Paulo, com previsão de permanecer em cartaz até 04 de agosto de 2019. "Ziraldo... de A a Zi" terá cubos temáticos apresentando criações originais do acervo pessoal de Ziraldo e peças de colecionadores, totalizando mais de 500 peças.

Ziraldo ganhou o carinho de crianças e adultos pelas obras "A Turma do Pererê", "O Menino Maluquinho", "The Supermãe", "Jeremias, O Bom" e "Zeróis". O artista ainda foi figura fundamental em "O Pasquim", importante semanário editado entre 1969 e 1991.

Veja o comunicado do hospital:

"O Hospital Pró-Cardíaco informa que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde desta quarta-feira (26/9), com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave."