Topo

Cantora de "Frozen" comemora "Livre Estou" em comerciais e torce por Demi

A atriz e cantora e Taryn Szpilman, dubladora de Elsa em "Frozen" e intérprete de "Livre Estou" - Montagem/Reprodução/Facebook
A atriz e cantora e Taryn Szpilman, dubladora de Elsa em "Frozen" e intérprete de "Livre Estou" Imagem: Montagem/Reprodução/Facebook

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

26/09/2018 04h00

"Livre estou, livre estou, não posso mais segurar...". A versão brasileira de "Let It Go", tema da animação "Frozen", ainda é tocada no país quase cinco anos após o lançamento. A canção embala dois comerciais --posto de combustíveis e carro-- exibidos constantemente na TV. O sucesso mudou a carreira da intérprete, Taryn Szpilman, também dubladora da protagonista, Elsa.

"Ser a dubladora e cantora da Elsa é, sem dúvida, um marco na minha vida e na minha carreira. Muitas crianças conversam comigo na rua e online. Sei que, de certa forma, sou uma influência na vida delas. Além de ser uma realização, sinto que é uma missão. Fico honradíssima de ver a canção pela segunda vez como tema de um comercial", disse.

Taryn Szpilman - Claudio Infante - Claudio Infante
Taryn Szpilman
Imagem: Claudio Infante
No comercial do posto de combustíveis, um pai fica tão feliz ao abastecer o carro que canta "Livre Estou" com as filhas, com a música original ao fundo. Outra família canta o tema de "Frozen" no anúncio de um veículo --neste, a voz de Taryn fica mais evidente. Embora não seja dona da canção, a intérprete celebra o dinheiro que cai em sua conta a cada execução.

"A autorização não passa por mim porque sou contratada da Disney, que detém o poder da música. No caso de comerciais, tenho uma arrecadadora que capta tudo que recebo como direitos artísticos, tanto as canções da Disney quanto as de novelas. Fico muito feliz com o que recebo", comemora a cantora, que também emplacou músicas nas novelas "Tempo de Amar" e "Orgulho e Paixão", da Globo.

Pai canta "Livre Estou" com as filhas em comercial da Petrobras - Reprodução - Reprodução
Pai canta "Livre Estou" com as filhas em comercial de posto de combustíveis
Imagem: Reprodução

Crianças em shows de jazz

Taryn canta blues e jazz há mais de 20 anos, e desde 2002 dubla músicas em filmes, séries e desenhos. A carreira artística dela se transformou a partir do sucesso de "Frozen". Crianças e adolescentes passaram a frequentar shows da intérprete para poder ouvir de perto a voz de Elsa.

Taryn Szpilman - Rodrigo Castro - Rodrigo Castro
Taryn Szpilman
Imagem: Rodrigo Castro
"Meu público sempre foi adulto, mas depois de 'Frozen' o público infantojuvenil entrou de vez na minha vida. Sempre há crianças na plateia dos festivais de jazz e blues dos quais participo, às vezes recebo pedidos, peço licença e faço uma citação de 'Livre Estou', embora seja diferente das outras músicas do meu repertório", conta. Os próximos shows serão em Fortaleza (14 de outubro) e Ribeirão Preto (27).

Mensagem para Demi

Interpretada originalmente por Idina Menzel, a Elsa "original" de "Frozen", "Let It Go" ganhou uma versão pop na voz de Demi Lovato, que estourou nas rádios em 2014. Taryn acompanha a carreira da estrela teen e lamenta o estado de saúde da cantora, internada há dois meses em uma clínica de reabilitação após sofrer uma overdose.

Demi Lovato - Divulgação - Divulgação
Demi Lovato
Imagem: Divulgação
"Parece inimaginável uma menina bonita, com fama e dinheiro, tudo que todo mundo sonha, no fundo tem um vazio, uma infelicidade, uma não realização pessoal que a levou a buscar esse preenchimento com as drogas. Que todo amor que ela recebe do mundo, que essa energia faça com que ela encontre seu caminho. Torço pela sua recuperação. que ela não desperdice essa chance."