Topo

Bill Cosby é considerado "predador sexual violento" e vai para a prisão

Bill Cosby é algemado após ser condenado nos Estados Unidos - Mark Makela/Getty Images
Bill Cosby é algemado após ser condenado nos Estados Unidos Imagem: Mark Makela/Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

25/09/2018 14h22

O juiz Steven O'Neill declarou que ator e comediante Bill Cosby é um "predador sexual violento" e que vai cumprir uma pena entre 3 e 10 anos na prisão. Ele também será registrado na lista de agressores sexuais compilada pelo governo norte-americano e será obrigado a comparecer a sessões de terapia pelo resto da vida e a informar as suas atividades às autoridades três vezes por ano. As informações são do TMZ, BBC e The Hollywood Reporter. 

"Eu não posso tratá-lo de maneira diferente baseado em quem ele é ou em quem ele foi", disse o juiz ao ler a sentença do humorista de 81 anos. Caso cumpra todas as exigências ele pode sair da prisão em 36 meses. 

Cosby, uma das figuras mais famosas da TV norte-americana, já foi julgado culpado pelo estupro de Andrea Constand em 2004. Outras dezenas de mulheres também o acusam de assédio. Segundo Constand, que era administradora de um time de basquete na época do ocorrido, Cosby a convidou para tomar um drinque em sua casa em uma noite de janeiro de 2004. Ele então a drogou com um calmante chamado Benadryl, que a deixou semiconsciente enquanto ele a apalpava e a despia. Constand relata ter acordado de madrugada, nua, na cama do comediante. 

"As vítimas de Cosby não podem voltar no tempo e desfazer o estupro. Tudo o que podemos fazer, infelizmente, é garantir que o criminoso enfrente a justiça pelo que fez", disse Gianna Constant, mãe da vítima.

A psicóloga Dra. Kristen Dudley testemunhou que Cosby poderia ser classificado como um "predador sexual violento" e que ele recorreria nos crimes de estupro e assédio caso fosse liberado sem supervisão. 

Um segundo profissional, chamado pela defesa, contradisse as declarações da colega e citou a idade do comediante como atenuante. A defesa ainda argumentou que o registro de Cosby na lista de predadores sexuais o impediria de ver seus netos.

Cosby estrelou por oito temporadas a comédia "The Cosby Show" (1984-1992), uma das mais vistas da história da TV norte-americana. O ator venceu dois Globos de Ouro pelo papel, e tem três Emmys na prateleira por uma série anterior, "Os Destemidos" (1965-1968).