Topo

"Roma", de Alfonso Cuarón, ganha o Leão de Ouro em Veneza; veja os premiados

Yalitza Aparicio em "Roma" - Divulgação
Yalitza Aparicio em "Roma"
Imagem: Divulgação

Lello Lopes

Do UOL, em São Paulo

08/09/2018 15h15

O filme "Roma", de Alfonso Cuarón, foi premiado neste sábado (8) com o Leão de Ouro do Festival de Veneza, um dos mais importantes do cinema mundial.  Em preto e branco e falado em espanhol, "Roma" é quase uma autobiografia que retrata as memórias da infância do diretor na Cidade do México no começo dos anos 70, pela ótica da empregada doméstica Cleo.

"Este prêmio e este festival são incrivelmente importantes para mim", disse Cuarón. "Pelas casualidades da vida, hoje é o aniversário de Libo, a personagem na qual está baseada a de Cleo (Aparicio). É seu presente de aniversário. Eu te cantaria 'Parabéns pra você', mas não vou ofender os ouvidos de toda esta gente", completou o diretor.

É o segundo ano seguido que o Leão de Ouro de Veneza vai para um filme dirigido por um cineasta mexicano. No ano passado o prêmio ficou com "A Forma da Água", de Guillermo del Toro, que acabou também ganhando o Oscar.

A Netflix, responsável pela distribuição do filme, ainda não revelou se fará o lançamento de "Roma" nos cinemas antes de disponibilizá-lo no serviço de streaming. Entretanto, a campanha para emplacá-lo nas principais categorias do Oscar deve ser intensa.

O próprio Cuarón já sentiu o prestígio de Veneza na carreira. Em 2013, o seu "Gravidade" foi muito bem recebido no festival, mesmo fora de competição. O filme ganhou corpo e acabou faturando sete Oscars no ano seguinte, inclusive o de melhor diretor.

Nas categorias de atuação, Olivia Colman, como a rainha Anne em "The Favourite", e William Dafoe, como Van Gogh em "At Eternity's Gate", levaram o Leão de Prata para casa.

Cuarón - REUTERS/Tony Gentile  - REUTERS/Tony Gentile
Cuarón exibe o Leão de Ouro do Festival de Veneza
Imagem: REUTERS/Tony Gentile

Veja os premiados:

Melhor Filme (Leão de Ouro)
"Roma", de Alfonso Cuarón

Grande Prêmio do Júri (Leão de Prata)
"The Favourite", de Yorgos Lanthimos

Prêmio Especial do Júri
"The Nightingale", de Jennifer Kent

Melhor Diretor
Jacques Audiard ("The Sisters Brothers")

Melhor Atriz
Olivia Colman ("The Favourite")

Melhor Ator
Willem Dafoe ("At Eternity's Gate")

Melhor Roteiro
Joel & Ethan Coen ("The Ballad Of Buster Scruggs")

Melhor Novo Ator ou Atriz
Baykali Ganambarr ("The Nightingale")