Topo

Priscila Tossan saiu do metrô do Rio para brilhar no "The Voice Brasil"

Priscila Tossan se apresenta no "The Voice Brasil" - Reprodução/TV Globo
Priscila Tossan se apresenta no "The Voice Brasil" Imagem: Reprodução/TV Globo

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

23/08/2018 04h00

Um dos destaques da 7ª temporada do "The Voice Brasil", Priscila Tossan apareceu no reality global no sexto episódio mostrando personalidade em cover de "Ainda É Cedo", música da Legião Urbana. A carioca de 28 anos conquistou os quatro jurados com sua dicção um tanto inusitada na música atual e logo virou uma das favoritas da web.

A cantora costumava se apresentar no metrô do Rio de Janeiro, cantando um repertório vasto e que a ajudou a dar os primeiros passos na carreira. "Foi importante pra caramba [se apresentar no metrô], eu acho que trabalhou um pouco com a minha timidez, essa coisa da desenvoltura de lidar com o outro. E a música sempre me atraiu, sempre via ela como uma luz no fim do túnel", explicou a candidata logo após sua primeira performance no programa.

Além de pequenos shows no transporte público, Priscila tem um canal no YouTube que está colhendo os frutos do "The Voice". O último vídeo, gravado de forma amadora ao lado do músico Salomão Elias, é um cover de "Hipócritas", do grupo de reggae Ponto de Equilíbrio, e conta com mais de 289 mil visualizações.

A promessa ainda tem um EP lançado em 2017, que está disponível nos serviços de streaming e foi gravado com apoio do AfroReggae. "Céu Azul" carrega o estilo de Priscila, mas o "carioquês" marcante de sua voz, justamente o que atraiu tanto a atenção dos jurados e do público em casa, ficou deixado de lado.

A cantora e compositora trabalhou como auxiliar de cozinha e lavou pratos antes de se dedicar completamente à música, ouvindo desde pequena Djavan, Cartola, Roberto Carlos e Elis Regina. Na segunda apresentação no "The Voice Brasil", Priscila mostrou pluralidade ao vencer Tamara Angel em "Tudo Que Ela Gosta de Escutar", de Charlie Brown Jr.

Em sua conta no Instagram, Priscila apresenta alguns detalhes sobre sua vida pessoal, além da paixão pela música. Tem foto de seu gato, registros de skates, pinturas surrealistas, seus pratos preferidos e ainda um clique de sua namorada, Gabriela Rocha, que a acompanhou no primeiro teste do "The Voice". Um trechinho de "Abraço", gravado pela banda Medulla, já acumula mais de 500 mil visualizações na rede social da candidata.

Jurados se impressionam com talento de Priscila

"Ela tem um jeito de cantar muito diferente, que quebra um pouco aquelas coisas premeditadas", analisou Ivete Sangalo após virar a cadeira para a candidata.

"Cada um tem uma forma para olhar para o céu. Eu acho que esse planeta Tossan significa a sanidade e a calma vocal que você traz", ponderou Carlinhos Brown, apontando ainda que a Priscila é um "fenômeno vocal".

Lulu Santos lembrou o início da carreira de um ícone da música brasileira para elogiar a cantora: "Sabe o que me lembrou mais? A gravação que trouxe Jorge Ben para a gente". O dono do hit "Tempos Modernos" tem certa razão.

Jorge Ben, em "Por Causa de Você Menina", do álbum "Samba Esquema Novo" (1963), ganhou notoriedade nacional no início do samba rock ao gravar uma composição cuja dicção, considerada revolucionária na época e criticada por alguns por ser um tanto "infantil", virou marca de sua carreira.

Ouça abaixo e compare os estilos: