Topo

Revival dos anos 90, rappers em peso e surpresas: o que esperar do VMA 2018

Jennifer Lopez é tietada pelo público durante sua participação no VMA de 2014 - Mark Davis/Getty Images
Jennifer Lopez é tietada pelo público durante sua participação no VMA de 2014
Imagem: Mark Davis/Getty Images

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

20/08/2018 04h00

A MTV exibe ao vivo nesta segunda-feira (20), a partir das 22h, o Video Music  Awards. O VMA 2018 acontece no Radio City Music Hall, casa de shows em Nova York que em 1984 abrigou a primeira edição da mais famosa premiação do canal de música. Homenageada pela carreira, Jennifer Lopez deve ser um dos grandes destaques da noite. Destaque também para Ariana Grande, que fará sua primeira grande performance depois do lançamento do álbum "Sweetener", e Cardi B, rapper que lidera em indicações.

Jennifer Lopez receberá o Michael Jackson Video Vanguard  Award e aceitará o prêmio com uma performance em que recordará os principais momentos de sua carreira musical com um pout-porri. A cantora e atriz será homenageada por sua contribuição com a indústria do entretenimento como um todo.

"Uma estrela considerada uma lenda não apenas na indústria da música, mas também na indústria do entretenimento, como uma rara celebridade que nunca escolheu entre música ou cinema e prosperou tanto como cantora quanto como atriz por três décadas", destaca a MTV sobre a escolha de J.Lo.

Jennifer Lopez e Ja Rule - Scott Gries/ImageDirect/Getty Images - Scott Gries/ImageDirect/Getty Images
Jennifer Lopez e Ja Rule se apresentam no VMA 2001
Imagem: Scott Gries/ImageDirect/Getty Images

Apesar de ter participado como apresentadora e concorrido em outras ocasiões, Jennifer Lopez não subia ao palco do VMA para cantar desde 2001, quando fez uma performance bastante sensual ao lado do rapper Ja Rule.

A reaproximação com as grandes estrelas do final dos anos 90 e início dos anos 2000 não para por aí. A boy band Backstreet Boys foi convidada para apresentar um dos prêmios ao lado da estrela adolescente Millie Bobbie Brown, a Eleven de "Stranger Things".

Vencedores de clipe do ano em 2006, o Panic! at the Disco também volta à premiação em 2018 para uma performance. O grupo liderado por Brendon Urie vai apresentar "High Hopes", do disco "Pray For The Wicked", lançado em junho. Eles ainda concorrem a melhor clipe de rock por  "Say Amen (Saturday Night)".

Rap em evidência

Bruno Mars e Cardi B - Getty Images - Getty Images
Cardi B e Bruno Mars no Grammy 2018: eles concorrem juntos em 5 categorias no VMA por "Finesse"
Imagem: Getty Images

Cardi B também vai ser uma das atrações musicais do VMA 2018. Mas a rapper de 25 anos deve subir ao palco outras vezes na noite, já que aparece indicada dez vezes em nove categorias. Sozinha, ela está indicada como artista do ano, artista revelação e melhor clipe de hip hop.

Mas a recordista também aparece indicada nas colaborações que fez com Bruno Mars em "Finesse" (clipe do ano, canção do ano, melhor colaboração, melhor coreografia e melhor edição) e com Jennifer Lopez e DJ Khaled em "Diñero" (melhor colaboração e melhor clipe latino).

Nicki Minaj fará uma performance fora do Radio City Music Hall que deve ficar marcada pela grandiosidade. Vale lembrar que a rapper acaba de lançar, de surpresa, o álbum "Queen". Ela também está indicada como melhor clipe de hip hop por "Chun-Li".

Travis Scott fará sua primeira performance solo no VMA. Completando o time de rappers que estrelarão os números musicais Logic, que vai mostrar "One Day" com Ryan Tedder, e Post Malone, que terá um convidado surpresa. Justin Bieber será? Os dois são bastante amigos.

Pop, pop, pop!

Lady Gaga - Rich Fury/Getty Images - Rich Fury/Getty Images
Lady Gaga no MTV Movie and TV Awards, em junho
Imagem: Rich Fury/Getty Images

Falando em surpresas, Lady Gaga pode ser a cereja do bolo do VMA. Não há nada oficialmente confirmando, mas os fãs da cantora são muito atentos e notaram que o perfil oficial do VMA no Instagram deixou um comentário em uma foto da mama monster. Foi o suficiente para que começassem as teorias. Eles alegam que Gaga talvez queira mostrar a trilha sonora de seu próximo filme, "Nasce Uma Estrela", que estreia em novembro.

Lady Gaga, que é de Nova York, não tem shows marcados nesta segunda. Ela participou do MTV Movie And TV Awards apresentando uma categoria em junho. Será que Gaga aparece de surpresa no VMA?

O pop, claro, terá dois representantes de peso. Shawn Mendes, que vai cantar "In My Blood", e Ariana Grande com "God Is A Woman". Com Nicki Minaj na casa, quem sabe também não role uma performance quente de "Side to Side".

Serviço

MTV Video  Music  Awards 2018
Quando: 20 de agosto, pré-show a partir das 21h, cerimônia às 22h
Onde: Radio City Music Hall, em Nova York, Estados Unidos
Como assistir online: no site da MTV Brasil ou pelo aplicativo MTV Play
Como assistir na TV: NET (canal 121 ou 621 em HD), Sky (canal 159 ou 559 em HD), Vivo (canal 73) ou consulte sua operadora de TV por assinatura