Topo

"Star Wars": Carrie Fisher e Mark Hamill estão confirmados em "Episódio 9"

Star Wars: Os Últimos Jedi - Divulgação
Star Wars: Os Últimos Jedi Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

27/07/2018 17h31

Carrie Fisher, a eterna princesa Leia, vai aparecer em "Star Wars: Episódio 9" em uma gravação inédita retirada de "O Despertar da Força", informou a Lucasfilm nesta sexta-feira (27).

Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac e Lupita  Nyong’o estão entre os outros atores confirmados no filme, que terá direção de J.J. Abrams. Entre os veteranos, retornam Mark Hamill (Luke  Skywalker), Anthony Daniels (C-3PO) e Billy Dee Williams (Lando Calrissian).

Esta será a primeira vez que Williams vai aparecer como o amigo de Han Solo desde "O Retorno de Jedi", de 1983. Quem ficou de fora da lista foi Keri Russell, anunciada anteriormente como um reforço para a franquia.

"Nós amamos desesperadamente Carrie Fisher", disse Abrams em comunicado. "Encontrar um final satisfatório para a conclusão da saga de Skywalker sem ela é ilusão. Jamais iria escalar outra atriz ou usar computação gráfica. Com o apoio de sua filha, Billie, nós encontramos uma forma de honrar o legado de Fisher como Leia no Episódio 9, usando gravações nunca antes vistas que fizemos para 'Episódio 8'".

A atriz morreu aos 60 anos em 27 de dezembro de 2016, logo após completar as filmagens de "Os Últimos Jedi". Em abril do ano seguinte, a chefona da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, indicou que a irmã de Luke na saga não apareceria no filme seguinte. Em setembro de 2017, após Abrams ocupar o lugar de Colin Trevorrow como diretor do 9º filme, o cineasta bolou um novo roteiro ao lado de Chris Terrio.

"Star Wars: Episódio 9" começa a ser filmado em 1º de agosto. A previsão de estreia é para 20 de dezembro de 2019.