Topo

Vida em hotéis e pouco namoro: Como é Tom Cruise por trás das câmeras

Divulgação
Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

26/07/2018 10h54

Tom Cruise volta às telas nesta quinta-feira (26) com “Missão: Impossível - Efeito Fallout”, mostrando toda a sua desenvoltura para atuar e filmar cenas de ação sem dublês. Mas, apesar de se expor nas telas e cenas de bastidores, quando se fala na vida privada do ator de 56 anos, quase nada se sabe nos últimos anos.

A revista “People”, dos EUA, estampou sua nova capa com uma investigação para tentar desvendar um pouco dos mistérios que rondam o nome de Cruise. De sua vida amorosa aparentemente pacata ao fato de vir morando mais em hotéis do que em uma casa própria, passando pela polêmica cientologia – religião criada por  L. Ron Hubbard -, ele segue reservado, abrindo-se apenas para curtir seus filhos.

A “People” explica que o recolhimento de Cruise em sua privacidade aumentou consideravelmente quando se iniciaram os rumores de sua separação com Katie Holmes, em 2012. Posts no Instagram, selfies na academia, nada disso faz parte da rotina de Cruise.

Até companheiros de cena admitem que ele é um cara misterioso. “Ele é uma figura enigmática de muitas maneiras. As pessoas especulam sobre sua vida e decidem uma verdade sobre ele. Mas, na real, ele não faz nada. Ele dá um passo atrás quanto a isso tudo", diz Simon Pegg, outra estrela de “Efeito Fallout”.

Onde mora?

Com sua dedicação aos filmes em que trabalha, Cruise tem vivido praticamente de set em set, fazendo de quartos de hotel seu lar. Ele fica principalmente em Londres, cidade pela qual se apaixonou quando filmou “A Lenda”, nos anos 1980.

tom cruise - Reprodução - Reprodução
Tom Cruise em uma das cenas de ação do novo "Missão Impossível"
Imagem: Reprodução

Sua base costumava ser Los Angeles, mas ele vendeu suas propriedades, incluindo uma mansão em Beverly Hills, avaliada em US$ 39 milhões.

Cruise comprou um apartamento em Clearwater (no estado da Flórida), a um quarteirão da sede internacional da Igreja de Cientologia. Ele é integrante do grupo religioso desde os anos 80 e amigo do atual líder, David Miscavige e passa um bom tempo com eles quando está na Flórida.

Vida amorosa e os filhos

Segundo a “People”, depois de Katie Holmes, Tom Cruise leva uma vida muito discreta em relação a relacionamentos amorosos.

Tom Cruise e Katie Holmes, que se separaram em 2012 - Robert Evans/Reuters - Robert Evans/Reuters
Tom Cruise e Katie Holmes, que se separaram em 2012
Imagem: Robert Evans/Reuters

A revista diz que ele até sai para encontros, mas não estabelece um relacionamento sério desde então – o maior hiato em sua vida adulta, que já teve namoros e casamentos com nomes como Nicole Kidman e Penelope Cruz.

Em vez de namorar, ele acaba se dedicando mais aos filhos. Seu filho, Connor, de 23 anos, também se mudou para Clearwater. Ele também é muito próximo da filha Isabella, de 25 anos, que é casada e mora em Londres.

Suri, de 12, que vive com Katie Holmes, tem a situação é mais enigmática e pouco se sabe sobre o relacionamento entre eles. Cruise já teve de negar publicamente que "trocou a filha pela cientologia" e chegou a pedir retratação ao veículo que publicou a informação. Uma fonte da “People” diz que “ele ama todos os seus filhos, e cada um tem o direito a viver sua própria história com o pai."

Tudo isso, diz Cruise, é para seguir o que quer colocou como missão desde criança. “Eu gosto de aprender e me forçar a chegar no próximo nível. Eu não faço nada pela metade. Eu queria fazer filmes desde que tinha 4 anos de idade. Poder entreter uma audiência, esse é meu sonho”. Pelas críticas até aqui, “Missão: Impossível - Efeito Fallout” tem cumprido o objetivo.