Topo

Jane Fonda: De "garota bonita do cinema" a crítica da guerra do Vietnã

Jane Fonda em cena do documentário "Jane Fonda in Five Acts" - Reprodução
Jane Fonda em cena do documentário "Jane Fonda in Five Acts" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

25/07/2018 15h46

Com mais de 50 anos de carreira, Jane Fonda é uma das maiores atrizes da história de Hollywood e teve papel fundamental como crítica à Guerra do Vietnã (1959-19750). No documentário da HBO sobre sua vida, "Jane Fonda in Five Acts", a octogenária analisa como ela passou de uma garota que apenas fazia filmes para uma voz ativa da política norte-americana.

"Eu era a típica garota bonita que fazia filmes", disse a atriz ao promover o documentário durante o evento Television Critics Association. "Quando eu decidi mergulhar no movimento antiguerra, tudo mudou. Tudo. A forma como eu olhava para o mundo e as pessoas, as pessoas que me interessavam... tudo mudou".

Fonda se encontrou com alguns soldados americanos em Paris, na França, no início dos anos 70, e ficou chocada com as histórias que eles lhe contaram. Antes dessa experiência, ela admite que estava "completamente fora" sobre qualquer tema político e "nem sabia onde ficava o Vietnã".

Jane Fonda sentada em uma arma antiaérea no Vietnã, em 1972 - AP/Nihon Denpa News - AP/Nihon Denpa News
Jane Fonda sentada em uma arma antiaérea no Vietnã, em 1972
Imagem: AP/Nihon Denpa News

"Eu não gostei de saber que tinham homens na França que entendiam mais do que eu. A ficha caiu. Eu disse: 'Me sinto traída pelo líder deste país. Mentiram para nós, e eu quero fazer de tudo para mostrar isso'", completou a atriz.

A partir de então, Jane Fonda virou um símbolo de resistência, principalmente pela polêmica foto em que apareceu sentada em uma arma antiaérea. "Me sinto orgulhosa de quando fui ao Vietnã. Mas o que eu falo no filme é verdade: me sinto envergonhada de ter sentado naquela arma na época. A mensagem que foi mandada para os soldados e seus familiares na época... é horrível pensar nisso".