Topo

Simon Pegg, um nome indispensável para a franquia "Missão: Impossível"

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em Las Vegas (EUA)*

24/07/2018 09h19

O ator britânico Simon Pegg tem sido, há 12 anos, um dos mais fiéis escudeiros de Tom Cruise na franquia "Missão: Impossível".

Pegg entrou em 2006 para a saga, no terceiro capítulo, com uma participação ainda modesta. Agora ele volta a interpretar, pela quarta vez, o especialista Benji Dunn no sexto filme da série, "Efeito Fallout", que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (26). A constatação é: o personagem de Pegg é cada vez mais indispensável para o sucesso de "Missão: Impossível".

Neste novo filme, o ator é o escape humorístico da trama, sempre com piadas afiadas e também uma providencial função de salvador sempre que Ethan Hunt (Tom Cruise) parece completamente sem saída. Desta vez, por exemplo, Pegg faz graça sempre que o obrigam a usar uma máscara que ele odeia. Em outro momento, ao salvar Hunt, Benji posiciona seu barco no local exato onde o personagem de Cruise, em tese, teria mergulhado para a morte.

A novidade para Pegg foi a entrada do conterrâneo Henry Cavill como o agente August Walker no elenco. "Gosto muito dele. Ele é britânico também, seu senso de humor é seco. Encaixou-se perfeitamente no grupo 'Missão: Impossível'", disse o ator em entrevista ao UOL.

Voltar a interpretar Benji Dunn acrescenta mais uma linha no currículo de blockbusters que Pegg já fez: ele já atuou em quatro filmes "Missão: Impossível", três "Star Trek", um "Star Wars" e fez um filme com Steven Spielberg, "Jogador Nº 1". Mas, segundo ele, filmes de baixo orçamento tem um certo valor que ele sente falta.

"Adoro fazer filmes grandes, mas queria voltar a fazer papéis menores", disse ele, que já fez trabalhos menores como "Todo Mundo Quase Morto" (2004), "Grande Coisa" (2006), "Um Louco Apaixonado" (2008) e "Paul - O Alien Fugitivo" (2011).

James Bond americano

Nascido na terra do agente secreto James Bond, Pegg compara o americano Ethan Hunt a 007. "Aos poucos, 'Missão: Impossível' se tornou uma alternativa para os filmes de espionagem. Acho que Ethan Hunt é o 007 americano. Exceto que, até hoje, apenas um ator interpretou Ethan Hunt, enquanto seis atores já deram vida a James Bond".

Nas gravações de "Missão: Impossível - Efeito Fallout", Pegg testemunhou também a dedicação de Tom Cruise, que costuma dispensar dublês nas cenas mais perigosas e acabou quebrando o pé ao saltar entre um prédio e outro durante uma encenação.

"Temos um grande time de dublês que trabalham com Tom e se certificam de que todas as cenas sejam feitas da maneira mais segura. Ver Tom atuando é mesmo incrível", disse. "Mas uma lição que aprendi com Tom Cruise: nunca salte entre dois prédios em Londres, você pode quebrar o pé", brincou.

*O repórter viajou a convite da Paramount Pictures