Topo

HQ do brasileiro Marcelo D'Salete ganha o Eisner, o Oscar dos quadrinhos

Imagem de "Cumbe", HQ do paulista Marcelo D"Salete - Divulgação
Imagem de "Cumbe", HQ do paulista Marcelo D'Salete Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/07/2018 10h45

O artista brasileiro Marcelo D'Salete ganhou na sexta-feira (20) o prêmio Eisner com sua graphic novel "Cumbe". A premiação, considerada o Oscar dos quadrinhos, aconteceu durante a San Diego Comic-Con nos Estados Unidos.

A obra de D'Salete reúne histórias sobre resistência à escravidão no período colonial brasileiro e foi indicada à categoria de melhor edição americana de material estrangeiro. Ela saiu nos EUA pela editora Fantagraphics, com o nome de "Run for it". A tradução foi de Andrea Rosenberg.

Neste sábado, o artista comemorou o prêmio e relembrou a repercussão que a HQ teve junto ao público. "Apesar das críticas positivas, meus livros anteriores não tinham chegado a um público muito amplo. Cumbe rompeu todas as expectativas. Não apenas pela premiação atual, mas por ter tido uma ótima recepção pelo público em diversos locais", celebrou ele em sua conta do Facebook.

Prêmio Eisner, conquistado pelo brasileiro Marcelo D'Salete - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Prêmio Eisner, conquistado pelo brasileiro Marcelo D'Salete
Imagem: Reprodução/Facebook
No texto de agradecimento, o quadrinista lembrou de familiares e amigos. "Valeu cada uma das longas caminhadas até as bancas de jornal lá em São Matheus, SP, ao lado do meu irmão, onde comprávamos quadrinhos. Valeu o apoio dos familiares, a minha companheira Brisa, aos amigos e mestres", disse.

"Obrigado pelo apreço dos leitores em indicar e emprestar o livro para mais leitores. Esta obra se completa com o olhar e leitura de vocês", completou.

No Brasil, a HQ foi lançada em 2014 pela editora Veneta. "Cumbe" narra quatro histórias sobre a lutra dos negros no Brasil colonial contra a escravidão. Os relatos brutais abordam temas como perseguições a escravos que fugiam das fazendas, roubo de bebês e rebeliões.

Imagens da HQ "Run for it" ("Cumbe"), que venceu o prêmio Eisner 2018 - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagens da HQ "Run for it" ("Cumbe"), que venceu o prêmio Eisner 2018
Imagem: Reprodução/Facebook