Topo

Ex-integrantes do Pantera se manifestam após morte do baterista Vinnie Paul

Vinnie Paul, do Pantera - Divulgação
Vinnie Paul, do Pantera Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 11h29

Depois da morte do baterista Vinnie Paul, aos 54 anos, neste sábado, os dois ex-integrantes da formação clássica do Pantera, banda ativa de 1981 a 2003, prestaram homenagens — cada um à sua maneira  ao ex-companheiro de banda. Vinnie Paul era irmão de Dimebag  Darrell, guitarrista brutalmente morto a tiros no palco em 2004. Phil Anselmo e Rex Brown, respectivamente vocalista e baixista do Pantera, mencionaram a morte nas redes sociais.

Anselmo, de quem mais se esperava alguma declaração, preferiu se manifestar apenas com uma imagem. Ele trocou suas fotos de perfil nas redes sociais pela de uma vela acesa, mostrando seu luto. Paul morreu na noite de sexta-feira, enquanto dormia. A suspeita é de que ele teve um ataque cardíaco fulminante.

Já Rex Brown escreveu algumas palavras, mas prometeu um comunicado mais longo para os próximos dias.

“Os últimos dias foram muito difíceis e dolorosos para mim. Neste momento, preciso de mais tempo para processar meus sentimentos. Obrigado por todo o amor que vocês têm mandado. Um comunicado de imprensa oficial será enviado em breve. Descanse em paz, irmão Vinnie”, afirmou Brown.

O único que não se manifestou foi o vocalista Terry Glaze, que gravou os três primeiros trabalhos com a banda.

A banda Hellyeah era o projeto da vida de Vinnie Paul nos últimos anos. Seus companheiros o homenagearam, em mensagem do guitarrista Tom Maxwell.

“Estou de coração partido e em choque. Estou escrevendo essas palavras com dificuldades, mas queremos agradecer a todos pelas palavras gentis e o apoio em um momento trágico. Não temos muitas informações para dar, apenas que agora Vinnie e Dimebag estão juntos. Tristeza, choque, raiva, desespero. Sentimos tudo isso. Vinnie foi e sempre será amado e deixará saudades por sua música”.

Vinnie e Dimebag formaram uma das duplas mais revolucionárias do heavy metal. Com os riffs de Dimebag e as batidas e a sonoridade do kit de bateria de Vinnie Paul tudo isso aliado ao vocal agressivo de Phil Anselmo, o Pantera virou uma das bandas que definiram o gênero da década de 1990 para frente, influenciando a cena, ao estilo do que os irmãos Van Halen fizeram cerca de uma década antes. Do nu metal ao metalcore, boa parte das grandes bandas da atualidade deve muito ao que o Pantera criou.