Topo

Atuais líderes das paradas, Zé Neto e Cristiano quase perderam maiores hits

A dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano lança terceiro DVD da carreira em São Paulo - AgNews
A dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano lança terceiro DVD da carreira em São Paulo Imagem: AgNews

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

22/05/2018 14h52

Receita de sucesso: junte dois, três ou mais artistas que estão em alta, grave um clipe caprichado e faça barulho nas redes sociais. Se os hits recentes da música têm seguido quase sempre a mesma receita, uma dupla sertaneja chama a atenção nas últimas semanas justamente por dominar as paradas musicais mesmo sem seguir a fórmula quase certeira.

Zé Neto e Cristiano ocupavam nesta terça (22) 5 das 50 músicas mais tocadas do Brasil no Spotify. Em versão acústica e ao vivo, a faixa "Largado Às Traças" aparece em 2 das 5 posições deles no Brazil Top 50. Um mérito que iguala os sertanejos de São José do Rio Preto (SP) a Anitta que - entre músicas próprias e parcerias - também tem seu nome em 5 posições da mesma lista no serviço de streaming. Os sertanejos ainda aparecem no top 5 das paradas musicais do YouTube como músicas em alta, principais videoclipes e principais artistas.

"Largado Às Traças" faz parte do repertório do DVD "Esquece O Mundo Lá Fora", lançado na sexta-feira (18). Terceiro da carreira de Zé Neto & Cristiano. o DVD é o primeiro disco deles que não traz nenhuma parceria, uma tendência no mercado de música nacional e internacional. Os clipes das faixas são fatiados do show ao vivo, nada de atuação da dupla ou gravações extras.

"Não vamos descartar [um clipe fora do universo do DVD], mas agora estamos focando mais no show, que é onde a gente sente em casa, só cantando", afirma Zé Neto. Mesmo sem intenção, a dupla seguiu à risca a lição trazida no título do novo trabalho, "Esquece O Mundo Lá Fora", escolhido inicialmente somente por ser o nome de uma das faixas.

"Chega um momento em que você precisa mostrar seu trabalho independente", explica Cristiano sobre a decisão de gravar o DVD com repertório 100% da dupla. "As participações somaram muito na nossa carreira, mas chega um momento que você tem que mostrar força", completa Zé Neto.

Henrique & Juliano, Marília Mendonça e Maiara & Maraísa estão entre os amigos que contribuíram em trabalhos anteriores. "Também temos muito orgulho de ter colaborado com artistas que sempre nos inspiraram, como Gilberto e Gilmar e Trio Parada Dura", reforça Cristiano.

Desafio de avaliar 5.000 músicas (ou mais)

O curioso é que "Esquece O Mundo Lá Fora" quase foi ignorada pela dupla. Eles só gravaram a faixa que viria a dar nome ao DVD após caírem em uma "pegadinha" de um produtor. "Ele deu uma 'tapeada' na gente", diz Cristiano ao explicar a história.

Ao receber a letra, nem Zé Neto nem Cristiano tinham aprovado a música. O produtor então sugeriu que gravassem apenas a voz para que um DJ fizesse um remix, e conseguiu convencê-los após muita conversa. Após gravar, a dupla gostou do resultado, e acabou descobrindo que aquela era na verdade a guia para que eles gravassem a faixa no disco novo. O remix nunca existiu.

"Antes das 21 faixas finais, passam mais de 5.000 mil na nossa mão. Os compositores mandam música o ano inteiro", explica Zé Neto sobre a atual peneira. O processo consiste em ouvir tudo o que chega para eles. De milhares de composições, cerca de 75 são escolhidas para a dupla botar a voz. No último trabalho, 5 delas viraram um EP acústico (para o público chegar no DVD sabendo cantar), 15 entraram no disco inédito e 21 compõe o DVD.  

"A gente nunca quer se achar os donos da razão. Não somos só dois, temos pessoas que trabalham para isso. O empresário, os produtores, a galera que está sempre na estrada e até mesmo a nossa família ajuda. Quando você escuta muita coisa, perde o filtro. Acaba passando coisa boa."

Um bom exemplo é "Seu Polícia", música que levou Zé Neto & Cristiano ao estrelato nacional há três anos, e que teria sido outra ignorada não fosse a insistência do empresário da dupla, Wander de Oliveira. "Só gravamos para agradá-lo", admitem os cantores sobre a aposta certeira. 

"Não" para hit de Simone & Simaria

Mas os dois também sabem muito bem o que funciona ou não. "Fica muita coisa boa presa no peneirão. Já aconteceu de oferecerem 'Regime Fechado'. E a gente não quis gravar. Fez sucesso na voz de Simone & Simaria. Às vezes não bate com nosso estilo", diz Zé Neto sobre a seleção de repertório, um processo que começa assim que um trabalho inédito é finalizado. "A gente vive em um mercado extremamente concorrido. O segredo é começar cedo a escolha", revela Cristiano.

O novo DVD, no entanto, é o primeiro que não traz nenhuma composição deles. "O primeiro foi 70% autoral, o segundo tinha uma autoral, o terceiro não tem nenhuma. Mas isso acontece com todos depois de um certo tempo", minimiza Cristiano. "É a correria da estrada. A gente vai emendar quase 60 dias sem voltar para casa", justifica Zé Neto.

"O diferencial de uma dupla não é cantar, é a composição. A gente só recebe tanta música hoje porque também já ralamos muito compondo lá no passado. O segredo é compor, música boa não cai no colo de quem está começando", aconselha Cristiano. "A gente comeu o pão que o diabo amassou e Deus serviu o banquete na nossa vida."