Topo

Uma mutante sortuda: Conheça a atriz que rouba a cena em "Deadpool 2"

Zazie Beetz como Domino em cena de "Deadpool 2" - Divulgação
Zazie Beetz como Domino em cena de "Deadpool 2" Imagem: Divulgação

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 04h00

Para quem não aprecia muito um humor ao melhor estilo “quinta série”, “Deadpool 2”, já em cartaz nos cinemas, pode às vezes parecer uma grande avalanche de piadas de pênis e masturbação. Mas é justamente quando você já está se sentindo soterrado pelas tiradas de duplo sentido do mercenário desbocado que ela aparece na tela: Domino, a mutante que alega ter o superpoder da sorte, interpretada por Zazie  Beetz.

Domino surge quando Deadpool (Ryan Reynolds) percebe que vai precisar de ajuda para enfrentar Cable (Josh Brolin), um assassino do futuro que tenta matar um garoto mutante antes que ele se torne uma grande ameaça. O anti-herói então decide formar uma superequipe, que batiza de X-Force (qualquer semelhança com os X-Men não é mera coincidência).

Mas não é só o poder de Domino que garante a diversão, apesar de ser bem legal vê-la simplesmente disparar tiros sem mirar e acertar no melhor alvo possível, ou pousar confortavelmente em um enorme panda inflável depois de uma queda. Não, é o talento da atriz de 26 anos que imprime o charme e a atitude desencanada da personagem, e faz com que ela roube todas as cenas em que aparece.

Não à toa, Beetz tem arrancando elogios da crítica. “Zazie Beetz mostra muita atitude como uma divertida nova personagem chamada Domino”, escreveu a Vulture. “A mais interessante desses novatos é Domino (Zazie Beetz, de ‘Atlanta’), cujo poder mutante é ser sortuda”, reiterou a revista “The Hollywood Reporter”.

Roubar a cena, aliás, tem sido uma expressão muito usada para falar dela em seus apenas cinco anos de carreira.

Veja também

Filha de um alemão com uma norte-americana, ela passou a infância dividida entre Berlim e Nova York, falando tanto inglês quanto alemão em casa. Ainda na escola, começou a estudar teatro, mas só decidiu se dedicar à carreira de atriz em 2013, depois de se formar em francês na faculdade.

Depois de alguns filmes independentes, veio “Atlanta” em 2016. A série criada e protagonizada pelo “cara” do momento, Donald Glover, foi o grande destaque dos prêmios Emmy e Globo de Ouro no ano passado, e mudou de vez o rumo da carreira de Beetz.

Ali, ela interpreta Van, a mãe da filha do protagonista Earn (Glover), como quem ele tem uma relação iô-iô. Diz a lenda que Glover estava assistindo a testes de atrizes para a personagem quando a namorada de um amigo simplesmente se postou paralisada em frente à TV. Era Beetz, a quem o ator, diretor e músico descreve como tendo uma “habilidade incrível de atrair as pessoas para ela com uma autenticidade natural”.

Zazie Beetz com Donald Glover na série "Atlanta" - Divulgação - Divulgação
Zazie com Donald Glover em "Atlanta"
Imagem: Divulgação

Era apenas uma questão de tempo até ela ser notada por algum grande estúdio, e o ator e produtor Ryan Reynolds pouco se importou com o fato de Domino nos quadrinhos não ser negra. “Eu amei a atitude dela com a personagem”, elogiou o astro em entrevista à revista “Entertainment Weekly”.

Ele e o diretor David Leitch acreditaram tanto no que Beetz poderia trazer para a personagem que insistiram inclusive que ela mantivesse seu cabelo natural, um farto afro, a despeito da gritaria de alguns fãs "puristas". “Para David e Ryan, o fato de o meu cabelo ser exuberante e marcante ajuda a Domino a parecer exuberante e marcante”, contou a atriz em uma entrevista à revista “Vogue”.

Tão marcante que a personagem deve voltar em um filme focado na X-Force, ainda sem data marcada, mas que, se realmente acontecer, com certeza terá Beetz no elenco.

Antes disso, ela já tem outros projetos para estrear. O próximo é “Slice”, um terror ao estilo “Stranger Things” em que Beetz contracena com o músico Chance the Rapper, que deve sair ainda em 2018. Também para este ano, está prometido “High Flying Bird”, filme de Steven Soderbergh (“Magic Mike”) que se passa no mundo do basquete. Em 2019, ela aparecerá em outro terror, ainda sem título, ao lado de Armie Hammer (“Me Chame pelo seu Nome”) e Dakota Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”).

Em breve, Beetz ainda começa a filmar o drama “The Undiscovered Country” e o suspense “Against All Enemies”, com Kristen Stewart (“Crepúsculo”) e Anthony Mackie (“Vingadores: Guerra Infinita”).

Para o público brasileiro, além de “Deadpool 2”, dá para ver (ou rever) Beetz na primeira temporada de “Atlanta”, disponível na Netflix, e torcer para que o serviço coloque logo em seu catálogo o segundo ano da série, que acabou de acabar nos Estados Unidos.