Topo

Empresa quer substituir ingressos físicos por sistema de reconhecimento facial

Tíquetes físicos podem estar com dias contados - Getty Images/iStockphoto
Tíquetes físicos podem estar com dias contados Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo

08/05/2018 16h00

Imagine chegar na entrada de um show ou evento e, em vez de entregar o ingresso a uma máquina ou atendente, simplesmente deixar um escâner reconhecer seu rosto? É o que está prometendo a Tickmaster, e empresa americana que opera no Brasil e está desenvolvendo um projeto que promete acabar definitivamente com os canhotos de papel, uma tendência que vem crescendo ano a ano no mundo.

Quem está na dianteira da iniciativa é a produtora Live Nation Entertainment, dona da Ticketmaster, que anunciou parceria com a Blink Identity, companhia que detém a tecnologia de reconhecimento facial via biometria. O acordo, que prevê investimentos, ainda não tem cronograma nem previsão de quando o prrograma começaria a ser implementado.

“A Blink Identity possui tecnologia de ponta em reconhecimento facial, permitindo que você associe seu ingresso digital à sua imagem e, em seguida, simplesmente entre no evento”, anunciou a investidores o presidente da Live Nation, Michael Rapino.

De acordo com a revista "The Verge", o sistema da Blink Identity pode identificar detalhes do rosto em "meio segundo", mesmo que as pessoas não estejam olhando diretamente para a câmera. Entre os objetivos estão acabar com longas filas e coibir a falsificação.

A revista pontua, no entanto, que, assim como vem acontecendo com o Facebook, a Ticketmaster pode enfrentar problemas quanto ao direito à privacidade dos clientes, já que eles precisarão ter informações pessoais, incluindo a própria imagem do rosto, mantidas em um banco de dados.