Topo

Moro diz que filme e série sobre Lava Jato são importantes "para informar"

Juiz Sergio Moro concede entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura - Reprodução/TV Cultura
Juiz Sergio Moro concede entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura Imagem: Reprodução/TV Cultura

Do UOL, em São Paulo

27/03/2018 11h22

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela Operação Lava Jato, disse que produções como o filme “Polícia Federal – A Lei É Para Todos” e a série “O Mecanismo” têm um papel importante de divulgar informação.

Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, nesta segunda-feira (26), Moro afirmou que não é “um crítico qualificado de cinema ou de televisão”, mas assistiu tanto ao filme quanto à série e viu neles pontos que realmente conferem com a vida real.

Leia mais

“Existe uma série de liberdades criativas que são tomadas. Mem a série nem o filme retratam a realidade exatamente como ela aconteceu. Mas existem muitos pontos comuns, existem situações que são retratadas tanto no filme quanto na série que conferem com aquilo que apareceu na realidade”, notou o juiz. 

“Acho que essas produções culturais têm um valor, talvez não tanto com o objetivo reconstrução histórica, porque os fatos estão acontecendo agora”, prosseguiu. “É muito difícil fazer uma obra fiel aos fatos como aconteceram. Mas é importante para informar. O que ambos revelam é que a corrupção é um problema muito grave entre nós e que, por outro lado, há uma dificuldade institucional no enfrentamento desse problema”.

Ainda de acordo com Moro, a correspondência entre ficção e realidade em produções desse tipo não deve ser o mais relevante. “Se essa série e se esse filme, além do seu valor cultural e artístico, servirem para chamar a atenção para esses problemas, eu acho que eles já fazem um grande papel. Não dá pra ficar se preocupando muito com essas questões de detalhes, se confere ou se não confere, realmente em algumas coisas eu vejo algo que reflete o meu trabalho, mas não necessariamente.”

Lançada na última sexta-feira, a série "O Mecanismo" tem sido alvo de polêmicas e inclusive de acusações de manipulação dos fatos reais. A produção, da Netflix, foi criada pelo cineasta José Padilha (“Tropa de Elite”) e pela roteirista Elena Soarez ("Xingu").