Topo

"O Mecanismo": "Maior mensagem da série é justiça", diz Selton Mello

Cena da série da Netflix "O Mecanismo", com Selton Mello - Divulgação/Netflix
Cena da série da Netflix "O Mecanismo", com Selton Mello Imagem: Divulgação/Netflix

Do UOL, em São Paulo

26/03/2018 10h02

"O Mecanismo", a série inspirada pelas investigações da Operação Lava Jato, estreou na última sexta-feira (23) na Netflix e já se tornou tema de debates acalorados nas redes sociais. 

Mas afinal, o que é o tal mecanismo do título? Em um vídeo divulgado nesta segunda pelo serviço de streaming, o criador José Padilha e o elenco explicam isso.

"Esse mecanismo existe em todos os lugares, só muda a forma, o jeito, como acontece, mas corrupção, ganância, a luta pelo poder, os desfavorecidos sendo cada vez mais desfavorecidos, isso acontece em todo lugar do mundo", diz Selton Mello, que vive o delegado Marco Ruffo.  

"Acho que a maior mensagem da série é justiça, a gente poder viver em um país melhor", acrescenta o ator. 

Polêmica

Desde sua estreia, "O Mecanismo" vem sendo alvo de críticas por conta de, entre outros, atribuir ao personagem inspirado no ex-presidente Lula a frase "estancar a sangria", dita por Romero Jucá em um áudio divulgado ao público em 2016. Ele se referia a esforços para deter os trabalhos da Operação Lava Jato.

A ex-presidente Dilma Rousseff divulgou nota criticando a Netflix e, principalmente, o diretor José Padilha. Ela disse que, apesar de "O Mecanismo" se dizer "baseada em fatos reais", o cineasta distorce a realidade, propaga mentiras e pratica o "assassinato de reputações".