Topo

Netflix ganha stories pra chamar de seu, mas não é o que você está pensando

Beatriz Amendola

Do UOL, em Los Gatos (EUA)

07/03/2018 21h34

Você está em um aplicativo no seu celular quando clica em uma bolinha com uma foto e começa a ver uma série de vídeos. A experiência, popularizada pelo SnapChat e pelo Instagram Stories, em breve estará disponível também na Netflix. A diferença? Nela você verá pequenos trailers de filmes e séries.

O recurso, que será disponibilizado exclusivamente em smartphones, se chama Mobile Previews e deve chegar aos usuários em abril, conforme anunciado nesta quarta-feira (7) pelo vice-presidente de produto da Netflix, Todd Yellin, a jornalistas durante evento na sede da empresa, na Califórnia.

Segundo o executivo, a novidade foi inspirada pelas redes sociais e pela forma como os usuários interagem com as redes. “Procuramos nos outros campos o que vai funcionar”, explicou.

Os vídeos disponibilizados no preview serão curtos, com apenas 30 segundos. O UOL testou o recurso, e seu funcionamento é bem similar ao do Stories: os vídeos são exibidos na vertical, e basta clicar na tela que o aplicativo mostra o seguinte. Na parte de baixo da tela, aparecem links para assistir à produção ou ver mais informações sobre ela.

A ordem em que os vídeos serão exibidos será personalizada de acordo com cada usuário. “Nós vamos mostrar o que achamos que você vai gostar mais. Mas também vamos dar diversidade. Queremos garantir que você veja vários tipos de conteúdo”, afirmou Yellin.

Na prática, isso significa que um usuário que gosta muito de comédias irá ver produções do gênero e também outras que possam se alinhar a seu gosto, como já acontece normalmente com as atrações oferecidas na tela principal da plataforma.

Segundo a empresa, o recurso vem sendo desenvolvido há um ano. Em testes conduzidos randomicamente com usuários, a Netflix concluiu que o preview os ajudou a encontrar mais rapidamente novos conteúdos para assistir.

O Mobile Previews será disponibilizado globalmente, primeiro para iOS e depois para Android. Ainda não há uma data definida para seu lançamento.