Topo

Guillermo del Toro ganha o Oscar de melhor diretor por "A Forma da Água"

Guillermo del Toro recebe o Oscar de melhor diretor - REUTERS/Lucas Jackson
Guillermo del Toro recebe o Oscar de melhor diretor Imagem: REUTERS/Lucas Jackson

Do UOL, em São Paulo

05/03/2018 01h14

Como era esperado, após vencer o Globo de Ouro, o BAFTA e o Sindicato dos Diretores, o mexicano Guillerme del Toro levantou o Oscar inédito de melhor direção por “A Forma da Água”.

O cineasta também foi indicado por melhor roteiro original e filme pela mesma produção, que apresenta um conto de fadas “adulto” baseado no romance entre uma mulher e uma criatura aquática.

Na apresentação dos indicados, a atriz Emma Stone foi bastante aplaudida ao falar da representatividade feminina na categoria. "Esses quatro homens e Greta Gerwig (de "Lady Bird: A Hora de Voar") criaram as suas próprias obras-primas este ano", disse a estrela de "La La Land".

Além de Del Toro e Gerwig, concorriam ao prêmio Jordan Peele ("Corra!"), Paul Thomas Anderson ("Trama Fantasma") e Christopher Nolan ("Dunkirk"). 

Em seu discurso, Del Toro falou sobre ser um estrangeiro em Hollywood. "Eu sou um imigrante, como os meus compadres Alfonso (Cuarón) e Alejandro (Iñárritu). Acho que a melhor coisa da nossa indústria é apagar as linhas na areia. Nós devemos continuar fazendo isso à medida que o mundo tenta deixá-las mais profundas".

A vitória de Del Toro também marca a força dos diretores mexicanos em Hollywood. Em 2014 o prêmio ficou com Cuarón por "Gravidade". Nos dois anos seguintes Iñarritu levou o Oscar por "Birdman" e "O Regresso", respectivamente. 

Além de diretor, "A Forma da Água" ganhou em 2018 os Oscars de melhor filme, trilha sonora e design de produção.

Melhores momentos do Oscar 2008

UOL Entretenimento